CIDADE
Vitória faz fiscalização e tratamento contra mosquito
Central de Serviços fez limpeza e trabalho de capina no terreno da Rua da Lama.
Em 27/06/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A equipe do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA/Semus) atuou em um terreno abandonado da avenida Anísio Fernandes Coelho, na região da Rua da Lama, no bairro Jardim da Penha, em Vitória nesta quarta-feira (26), para aplicar larvicidas biológicos.
Esse é um dos locais que são monitorados e tratados pelo CVSA todas as semanas. Segundo o diretor do equipamento, Rogério Almeida, espaços assim são cadastrados pela equipe após visitas técnicas dos agentes de combate às endemias identificarem a necessidade de monitoramento ou após denúncias pelo Fala Vitória 156.
"Realizamos o tratamento com larvicidas para combater o mosquito Aedes aegypti. Já nesta quinta-feira (27), vamos voltar e aplicar raticida para combater os ratos no local. A Semus monitora esse terreno semanalmente e qualquer cidadão pode denunciar locais desse tipo por meio do 156. Dessa forma, uma equipe será enviada ao local", aponta Almeida.
Limpeza
O trabalho foi feito em parceria com a Central de Serviços, que recolheu entulhos e o mato, que estava alto, foi roçado. No terreno, foi detectado esgoto do imóvel vizinho vazando no local.
Agentes da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) fiscalizaram o terreno e lavraram uma intimação para o restaurante estancar o derramamento de esgoto no local.
Multas
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) já aplicou, no total, seis multas aos proprietários do terreno, mas as mesmas não foram pagas e o proprietário está em dívida ativa junto à Prefeitura de Vitória.
LEIA TAMBÉM
Taxistas de Vitória terão orientações sobre saúde e bem-estar na Praça do Papa
Aferição de pressão arterial e assistência odontológica, nutricional e psicológica. Essas são atividades de avaliação médica que serão oferecidas aos taxistas de Vitória durante o evento "Transportando Saúde nas Cidades", nesta sexta-feira (28), das 9 às 16 horas, no estacionamento da Praça do Papa, na Enseada do Suá.
Os taxistas serão atendidos em três tendas. O evento é realizado pelo Sest/Senat em parceria com a Prefeitura de Vitória e contará com 30 profissionais de saúde de várias especialidades, que farão esclarecimentos e darão dicas para que os profissionais cuidem da saúde regularmente.
Servidores da Gerência de Vistoria e Fiscalização de Transportes da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) trocarão informações com os motoristas de táxis com a intenção de esclarecer dúvidas, ouvir sugestões e trocar informações.
Vitória possui 613 permissionários de táxis e 73 pontos fixos.
Oportunidade
A secretária de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Ana Elisa Nahas Amorim Pimentel, disse que o taxista trabalha algumas vezes em turnos alternados e por longas horas seguidas, o que pode acarretar problemas de saúde por ser um trabalho estressante.
“Sem os devidos cuidados, os taxistas podem ter sonolência, problemas gastrointestinais, imunológicos, de coluna ou aumento de peso. Além disso, podem ter também oscilações de humor e irritação, o que pode gerar acidentes ou brigas desnecessárias no trânsito”, destacou a secretária.
Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL