CIDADE

Vitória foi destaque em encontro de Gestores do Turismo

Ações implementadas em Vitória foram apresentadas no Encontro.

Em 25/07/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação CDTV

As ações implementadas pela Prefeitura de Vitória para o fomento do turismo na capital foram destaque no Encontro dos Gestores Regionais e Municipais do Turismo. O evento foi realizado ontem (24), no auditório do Sebrae-ES, na Enseada do Suá, e reuniu representantes do Governo do Estado, de prefeituras e instâncias de governança.

Na ocasião, o diretor de Turismo da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Felipe Ramaldes, apresentou a experiência da capital no desenvolvimento do Sistema Municipal de Turismo, citando, entre as iniciativas, a reformulação do Conselho Municipal de Turismo.

"A construção de uma política pública é um trabalho muito silencioso, mas isso não diminui sua importância pelo legado que deixa para a sociedade. Vitória fez sua parte nos últimos anos e reformulou o Conselho Municipal de Turismo, que passou a ter uma diversidade maior na composição dos segmentos representativos da cadeia turística e passaram a ser eleitos", afirmou.

Plano Diretor de Turismo

A criação do Plano Diretor de Turismo de Vitória 2017-2025 também foi destacada por Ramaldes. "Assim que terminarmos de estudar a proposta de reformulação do Fundo Municipal do Turismo, pretendemos indicar o documento como lei, visando promover a cooperação público-privada. Com isso, os futuros gestores terão diretrizes para debater o turismo e propor projetos que estejam balizados pelo Plano, que foi elaborado pelo colegiado de especialistas e empresários do setor", acrescentou.

Palestras

O encontro contou ainda com a palestra da representante da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, Flávia Ribeiro, com o tema "A importância do reconhecimento das Instâncias de Governança Regional do Turismo para maximizar a captação de recursos e fomentar as ações regionais" e da CEO da Oliver Marketing Digital, primeira agência de marketing digital do ES, Patrícia Caetano, que apresentou a palestra “Melhorando os Destinos – Estratégias de Marketing na Gestão do Turismo”. - SEGES/SUB-COM

MAIS NOTÍCIAS

Lançamento do documentário "Vitória Delas" marca Dia da Mulher Negra

A emoção marcou o lançamento do documentário “Vitória Delas: Uma história real”, que aconteceu na noite de ontem (24), no Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane) em Vitória, em alusão ao Dia Municipal da Mulher Negra e ao Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha (25 de julho).

Personagens do curta-metragem participaram do lançamento do livro "Vitória Delas". - Foto: Leonardo Silveira - Secom/PMV

Além da exibição, a noite contou com a fala de três das personagens do curta-metragem, que trata da superação de quatro mulheres que ajudaram a transformar a vida de outras mulheres.

O projeto é uma ação da Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos e Trabalho (Semcid), por meio da Coordenação de Políticas Públicas para as Mulheres. Para a secretária em exercício, Renata Freire Ferreira Batista, o documentário é uma ferramenta de empoderamento para as mulheres.

"A vida é um aprendizado e precisamos estar sempre atentos. Queria deixar minha palavra de encorajamento e gratidão para essas quatro mulheres. Que a história de vocês possa propiciar vida, coragem e otimismo. Que esse documentário possa ser uma semente. Que ele seja replicado nos quatro cantos dessa cidade. Que possa ser uma ferramenta de reflexão, de superação, de luta e de diálogo".

Documentário

O documentário “Vitória Delas” conta a história de quatro mulheres: Winy Fabiano, Dora Costa, Ivete Pereira e Berenice Correa. Todas são lideranças influentes em suas comunidades e protagonistas de suas vidas. 

Além da exibição no Mucane, o documentário será exibido em novas datas, em espaços localizados nos bairros das protagonistas:

• dia 31 de julho, às 18h30, no auditório Alexandre Martins de Castro Filho, na Casa do Cidadão;
• dia 7 de agosto, às 14h30, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)
• dia 14 de agosto, às 19 horas, no Cine Metrópolis, na Ufes.

Data

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho, foi instituído, em 1992, no I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, para dar visibilidade e reconhecimento à presença e à luta das mulheres negras nesse continente. Em Vitória, o Dia Municipal da Mulher Negra foi instituído pela lei municipal nº 8.231/2012.

CONTINUE LENDO

Prêmio Juventude: ações socioculturais de jovens serão premiadas na capital

A Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) de Vitória, lançou ontem (24), o Prêmio Juventude: “A Cidade é Nossa”.

Jovens terão oportunidade de receber premiação a partir de ações e projetos que desenvolvem em prol da juventude da capital. Foto: Divulgação Semcid

A proposta é valorizar, incentivar e dar visibilidade a ações e projetos protagonizados por jovens e apresentar as estratégias de promoção da juventude, nas seguintes diretrizes:

  • Comunicação, articulação e mobilização cultural;

  • Tecnologia;

  • Formação;

  • Produção e expressão artística e cultural nas áreas e/ou segmentos;

  • Sustentabilidade;

  • Desporto e lazer.

O concurso vai premiar as três melhores iniciativas socioculturais realizadas por jovens de 15 a 29 anos de idade e/ou coletivos organizados. O prêmio será de R$ 2 mil para cada vencedor.

Inscrições

As inscrições abriram nesta quinta (25) e vão até o dia 6 de setembro. Para se inscrever, o candidato deve comparecer, pessoalmente, à Coordenação de Políticas dos Direitos da Juventude, localizada na Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), na Casa do Cidadão, em Itararé, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas.

Os candidatos devem levar em envelope lacrado o material com identificação do candidato e com a inscrição da iniciativa no Prêmio Juventude: “A Cidade é Nossa”. O edital está disponível no Diário Oficial (a partir da página 4).

Pertencimento

Para o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo, o prêmio é mais um estímulo ao sentimento de pertencimento e vínculo com a comunidade à qual pertencem esses jovens. "Essa iniciativa contribui para que as juventudes observem que é possível ver e fazer mudanças na sua realidade e se capacitem para promovê-la e se tornarem protagonistas na condução dessa mudança".

Direitos

O Prêmio Juventude: “A Cidade é Nossa” parte da premissa de que o acesso às políticas de juventude é um direito essencial. A garantia dos direitos humanos e, concomitantemente, dos direitos dos jovens está diretamente relacionada à democracia cultural, à pluralidade de práticas relacionadas ao cotidiano das interações sociais e aos processos de formação de grupos e identidades.

Assim, a concessão do prêmio objetiva a valorização e o reconhecimento de iniciativas socioculturais de promoção dos direitos da juventude.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL