CULTURA
Vitória ganha primeiro fórum voltado para o mercado musical
O fórum será realizado entre os dias 22 e 25, no Palácio Sônia Cabral, em Vitória.
Em 02/05/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Alguns dos maiores nomes do mercado fonográfico independente do Brasil estarão no Espírito Santo, em maio, para a primeira edição do Formemus – Formação Mercado Musical. O fórum, realizado entre os dias 22 e 25, no Palácio Sônia Cabral, em Vitória, será voltado para o debate de temas relacionados ao novo mercado da música e as constantes transformações deste cenário no país.
Essa edição de estreia do Formemus, evento viabilizado por meio do Edital Setorial de Música 2017, da Secult-ES, contará com a participação de músicos produtores, jornalistas, professores, radialistas e empresários do ramo musical e da cultura em geral. Idealizado por Simone Marçal e Daniel Morelo, ambos produtores culturais, o evento buscará unir, em um mesmo espaço, pessoas dos mais diversos segmentos para compartilhar informações e conectar oportunidades, além de elevar a discussão e conhecimentos da classe sobre o cenário atual.
Entre os nomes confirmados para os quatro dias de fórum estão alguns dos principais representantes da música no país, como Marcos Chomen, Diretor América Latina da CDBaby, líder mundial em distribuição digital, Maurício Bussab, da Tratore, maior distribuidora independente do Brasil, e Renato Lins, jornalista, fundador e “ministro da informação” do Movimento Manguebeat de Pernambuco e ex-Secretário de Cultura de Recife como Oumbudsman do Fórum. Renato terá a função de "representante do cidadão" durante todo o evento, participando de toda programação e retornando para a produção de um relatório de pontos a serem melhorados e impressões para o crescimento e evolução do projeto para os anos seguintes.
Além desses destaques, completam a programação: Victor Junior (RJ), Ana Morena (RN), Bruno Caliman (ES), Leo Moraes (MG), Rafael Schirmer (ES), Cláudia Marques (ES), Alexandre Mignoni (ES), Turi Collura (ES), Gean Pierre (ES), Leo Machado (ES), Gustavo Anitelli (SP), Lucas Arruda (ES), Diogo Rosa (Sbacem - RJ), Daniela Sousa (UBC), Jean du Pcb (ES), Alessandro Amadeu (SP), Gilmar Dantas (BA), Sérgio Benevenuto (ES), João Moraes (ES), Afari (ES), Pedrita (ES), Jefinho Faraó (ES), Simone Marçal (ES) e Daniel Morelo (ES).
Mais detalhes
Com objetivo de ser um evento anual, o Formemus buscará discutir o modelo tradicional de produção musical e comercialização dos produtos gerados, imposto por gravadoras, que se encontra em queda há vários anos. Os novos tempos exigem novas formas de ver o mercado e de levar a música ao consumidor final. Para isso, é necessário empregar ferramentas digitais eficientes e, embora esse mundo pareça aberto e de fácil inserção, quanto maiores as possibilidades, maiores as dúvidas e as dificuldades em encontrar o seu nicho de público. Daí a necessidade de encontros com pessoas que já percorreram esses caminhos e têm experiências para repassar. Ao mesmo tempo que o momento pode ser de dúvida e apreensão, devido a tantas oportunidades, é também de abertura e compreensão de novos mercados.
“Encontramos facilmente no Espírito Santo uma produção musical abundante e de qualidade. Como sistematizar a oferta dessa produção para que ela se torne acessível? Como romper a polarização em alguns locais do país? Ainda há uma grande necessidade de fortalecer o sentimento de pertencimento de artistas e público no nosso Estado, com reconhecimento do mercado para que a música aqui produzida tenha uma cena respeitada e realmente difundida e divulgada. Parcerias com rádios, TV´s, donos de casas de espetáculos e produtores se fazem mais necessárias do que nunca. Assim, é extremamente oportuno um projeto que una capacitação, discussão, debate, socialização e exposição, capaz de mostrar a potência da música capixaba, com toda sua criatividade, esforço e potencial de realização, e, assim, proporcionar valorização, reconhecimento e capacidade de organização e geração de novos projetos. Eventos semelhantes já acontecem em outros estados e nos inspirou a trazer esse formato para cá”, contam os idealizadores Simone Marçal e Daniel Morelo.
Formemus
Data: de 22 a 25 de maio
Local: Palácio Sônia Cabral, Centro de Vitória
Horários:
22 e 23 - 14h às 21h - mesas - mostra de videoclipes - showcases - mostra fotográfica
24 e 25 - Oficina de elaboração de projetos culturais
Inscrições: gratuitas pelo site http://mapacultural.es.gov.br/oportunidade/941/
Mais informações: https://www.facebook.com/formemus.es/
(Foto: Divulgação)