EDUCAÇÃO
Vitória lança Política Municipal de Protagonismo Estudantil
Seminário tratou da importância do protagonismo para as diretrizes na Educação.
Em 24/04/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Vitória agora conta com uma Política Municipal de Protagonismo Estudantil e um Guia de Mobilização Estudantil. Os documentos foram apresentados a estudantes, professores, diretores e profissionais da Educação durante seminário nesta última terça-feira (23), no auditório da Prefeitura de Vitória, em Bento Ferreira.
"Corresponder às expectativas de crianças, jovens e adultos é o nosso principal objetivo, e poder compartilhar debates e conhecimentos acerca do protagonismo e do pertencimento dos estudantes é mais que um compromisso, é um privilégio para nós", afirmou a secretária de Educação, Adriana Sperandio.
Palestra
O evento teve a presença do professor Mário Volpi, que é coordenador do Programa Cidadania dos Adolescentes, do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef).
Através de uma palestra dinâmica e participativa, falou sobre a importância de fortalecer os espaços de participação dos alunos no ambiente escolar e do papel de cada um - estudantes e profissionais - para a formação de uma sociedade cada vez mais consciente e empoderada.
"O protagonismo estudantil, a igualdade de gênero e o empoderamento são questões fundamentais para evoluirmos como sociedade e devem ser trabalhados desde a infância, por isso me sinto muito feliz e honrado em participar desse momento", disse o professor.
"Acredito ser a primeira vez que sou convidado por uma Secretaria de Educação para discutir participação estudantil, e isso é incrível. Essa é uma questão fundamental e que precisa ser discutida por todos os atores que integram o cenário da Educação", afirmou Volpi.
Voz e violão
A abertura do seminário foi marcada por uma emocionante apresentação musical da aluna Pâmela Moreira, estudante do 8º ano da rede municipal de ensino. Dona de uma voz marcante e habilidosa com o violão, a adolescente fez os participantes cantarem juntos as músicas “Um Anjo do Céu”, da banda Maskavo, e “Por Enquanto”, de Cássia Eller.
O sucesso foi tanto que, ao término da palestra, o professor Volpi a convidou a voltar ao palco para encerrar o seminário, recebendo os aplausos da plateia que lotou as cadeiras do auditório Zemar Moreira Lima.
O lançamento também contou, em sua mesa de abertura, com as participações do Fórum Municipal de Educação e do Conselho Municipal de Educação de Vitória, além de representantes dos estudantes, professores e dos diretores das unidades de ensino.
Documentos
A Política Municipal de Protagonismo Estudantil e o Guia de Mobilização Estudantil são documentos imprescindíveis para a gestão educacional da cidade da Vitória. Eles apontam quais são as diretrizes e ações do protagonismo estudantil em todas as esferas: na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e também na Educação de Jovens e Adultos.