CIDADE

Vitória oferece qualificação para o mercado de trabalho

Projeto visa a inserção no mercado de trabalho para população LGBTI+.

Em 21/11/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação Semcid/Procon

Qual é a distância entre sua situação atual e a realização de seus sonhos? "Cada dia mais perto". Essa foi a resposta dada por Gleice Kelly, de 32 anos, uma das participantes do projeto "Mãos que Trabalham", de inserção no mercado de trabalho para população LGBTI+ de Vitória.

A ação é desenvolvida pela Associação Gold em parceria com a Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), com apoio das gerências de Qualificação do Trabalhador e de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Vitória).

Gleice Kelly, que atualmente está em situação de rua, contou que ter acesso às técnicas e informações para seguir uma carreira na área de beleza a faz vislumbrar uma oportunidade em montar seu próprio espaço.

"Vou começar as poucos, trabalhando em salões. Vou me aperfeiçoando e economizando, até realizar o meu sonho de ter um salão próprio. Hoje, pode parecer um sonho distante, mas já está mais próximo do que quando comecei", disse.

Conhecimento

Com a mesma esperança está Ashley Costa, 21. Ela contou que ingressar no projeto foi o primeiro passo para sua realização profissional. "Não vejo a hora de sair do curso e colocar em prática todo esse conhecimento. Agora é concluir, encontrar um estágio e continuar aprendendo, estudando e me aperfeiçoando".

Barbearia

Já Elizio Borini, 22, revelou que trabalhar no ramo da beleza é uma nova possibilidade que nasceu a partir da participação no projeto "Mãos que Trabalham". Ele, que é graduando de Ciências Sociais, viu a capacitação na área de barbearia como mais uma frente de trabalho e geração de renda.

"As ações promovidas pelo Mãos que Trabalham ampliam as chances de inserção no mercado de trabalho. Que tenham mais cursos e projetos como esse para que mais pessoas LGBTI+ possam ter mais oportunidades", disse Elisio.

Mais vagas

O secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo, durante a abertura do 1º Seminário de Proteção ao Consumidor em Salões de Beleza, IST e Biossegurança, anunciou ampliação do número de vagas para 2020.

Bruno Toledo declarou que, dentre todos os projetos desenvolvidos pela Semcid em parceria com entidades e/ou associações civis, o "Mãos que Trabalham" tem um simbolismo histórico.

"Nessa sociedade, em que pessoas LGBTI+ estão fora do mercado de trabalho por sua condição de orientação sexual e sua identidade de gênero, nós temos a obrigação de realizar projetos como esse, que buscam não só a qualificação profissional, mas cria oportunidades concretas para que acabem o curso e possam ir trabalhar no seu próprio negócio e ganhar seu próprio dinheiro".

O secretário completou: "Temos que buscar políticas públicas para aqueles que a sociedade afirma que devem ser excluídos. Esse é um dos papéis desta secretaria: oferecer formação e serviços de qualidade e consistente".

LEIA TAMBÉM

Centro para Terceira Idade do Centro promove Semana de Arte e Lazer

Dança circular, exposições, desenho com os pés, cinema, caminhada, café da tarde e fotografia. Essas são algumas atividades da Semana de Arte e Lazer, entre os dias 25 e 29 de novembro, no Centro de Convivência para a Terceira Idade (CCTI) do Centro, que fica na rua Coronel Monjardim, nº 147. As atividades começam a partir das 8h30.

"A nossa ideia é confraternizar com os idosos e promover atividades na Semana de Arte, Cultura e Lazer, além de abrir espaço para que a comunidade e seus familiares conheçam mais e melhor nosso serviço. Dessa forma, ocupamos e valorizamos também os espaços comunitários do entorno", disse o coordenador do CCTI do Centro, Paulo Cassa.

O evento tem as parcerias do Museu de Arte do Espírito Santo (MAES), da Casa Porto, do Sesc Glória, do Teatro Sônia Cabral e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Programação

Dança Circular
25 a 27 de novembro, às 8h30, no CCTI

Exposição "Identidade"
25 a 28 de novembro, no CCTI

Exposição de Artesanato
25 a 29 de novembro, no CCTI

Desenho com os pés
26 de novembro, no Teatro Sônia Cabral

Cinema
26 de novembro, às 14 horas, no Sesc Glória

"A Evolução Urbana Contada por Fotos"
26 de novembro, às 15 horas, no CCTI 

Caminhada pelo Centro Histórico
26 e 28 de novembro, às 7 horas, com saída do CCTI

Café da tarde
27 de novembro, às 15 horas, na Casa Porto

Trilha
29 de novembro, às 15 horas, no Parque da Fonte Grande.