CIDADE

Vitória promoveu mutirões de combate à dengue neste sábado, 27

Equipes visitaram os imóveis para tentar localizar possíveis focos do mosquito.

Em 27/07/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: André Sobral - Secom/PMV

Vitória tem intensificado as ações no combate à dengue. Por isso, neste sábado (27), vários pontos da cidade receberam profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) para chamar a atenção dos moradores para o combate adequado ao mosquito Aedes aegyti, responsável por transmitir os vírus da dengue, zika e chikungunya.

As ações foram simultaneamente, das 9 às 12 horas, nos bairros Ilha de Santa Maria, Cruzamento, Jardim Camburi, Santa Martha e Nova Palestina.

A proposta foi ensinar às crianças, de forma lúdica, como se proteger do Aedes aegypti e mobilizar os adultos para participar do movimento em combate ao mosquito.

Visitas

Além disso, os agentes fizeram visitas domiciliares orientando os proprietários e procurando focos do mosquito dentro dos imóveis para que, em uma ação de emergência, aplicar larvicidas nos focos.

A gerente de Vigilância em Saúde, Arlete Frank Dutra, ressaltou que a visita dos agentes de combate às endemias aos imóveis é uma ação relevante no combate ao inseto. "A principal função dos agentes nas visitas aos imóveis é orientar a população a eliminar os criadouros de mosquitos. Por isso, é tão importante ouvir e seguir as orientações das equipes", explica Arlete.

Check list

Para ajudar o morador nessa tarefa, a Prefeitura de Vitória disponibiliza um check list no aplicativo Vitória Online, no acesso "Combate à dengue".

Nele, o munícipe pode escolher uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência. Após sete dias, o aplicativo vai lembrá-lo de refazer a conferência, caso tenha se esquecido.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL