CIDADE
Vitória registra queda nos casos de dengue e zika
A diminuição nos números se deve ao trabalho intenso de combate ao mosquito.
Em 21/09/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Vitória apresentou redução no quadro de casos notificados de dengue e zika em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a queda chega a 73,59% em ocorrências de dengue e 93,56% de zika.
Segundo dados do Ministério da Saúde, no País, a redução foi de 90,3% nos casos de dengue, 95,3% de zika e 68,1% de chikungunya.
A diminuição nos números se deve ao trabalho intenso de combate ao mosquito Aedes aegypti realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
Cuidados
A coordenadora do Centro de Vigilância Epidemiológica de Vitória, Tatiane Comério, ressalta que as medidas de combate ao vetor devem ser mantidas. "Para que possamos dar continuidade à redução do número de casos das doenças transmitidas pelo mosquito, é necessário que o cuidado seja constante".
A redução nos casos dessas doenças é atribuída ao trabalho conjunto entre Semus e população. Por isso, a orientação é que os moradores continuem elimando locais com água parada e criadouros do mosquito.
"Em casos de febre, dor no corpo, na cabeça e nas articulações, o cidadão deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência", concluiu.
Tratamento e cuidados
O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) realiza regularmente ações de controle da população de mosquitos, por meio do combate às formas larvárias e aos mosquitos adultos, em todos os bairros de Vitória, com a realização de vistorias, limpeza, tratamentos biológicos, monitoramento da população de mosquitos Aedes aegypti e aplicação espacial e focal em Ultra Baixo Volume (UBV).
Além dessas ações, a Prefeitura realiza o tratamento dos criadouros naturais dos mosquitos silvestres e comuns, com aplicação de larvicida biológico, e faz visitas domiciliares, por meio dos agentes de combate à dengue.
Check list
Os moradores também podem fazer o check list para combater os mosquitos. Ele também está disponível no aplicativo Vitória Online, no acesso "Combate à dengue". O munícipe pode acessar e escolher uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência.