CIDADE

Vitória se torna metrópole na nova classificação do IBGE

Florianópolis (SC) e Campinas (SP) também foram categorizadas.

Em 26/06/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Reprodução/Brtasil Turismo

A cidade de Vitória foi elevada à categoria de metrópole pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), segundo a pesquisa "Regiões de Influência das Cidades (Regic) de 2018", divulgada nesta quinta-feira (25). Outras duas cidades – Florianópolis (SC) e Campinas (SP) – também foram categorizadas na mesma condição.

Segundo o IBGE, Vitória, Florianópolis e Campinas atingiram o nível de metrópole por terem elevado o número de empresas e instituições públicas, atraindo contingentes populacionais muito significativos de outras cidades para acessarem seus bens e serviços. No caso da capital capixaba, os munícipios vizinhos da Região Metropolitana (Grande Vitória), composta por Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Viana, Guarapari e Fundão.

Agora, o Brasil passa a ter 15 metrópoles (Vitória, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Salvador, Manaus, Florianópolis e Campinas).

Investimentos

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destacou que a classificação é um passo muito importante para atrair ainda mais investimentos para a capital, além de atenção do País e do mundo.

"Essa classificação elevando Vitória à condição de metrópole reflete o alto nível de centralidade da cidade, do ponto de vista social, econômico e cultural. É uma cidade que apresenta grande marcação de atividades na área de prestação de serviços e também movimentação econômica que influenciam toda uma região. Isso dá à cidade a importância oficial que vem ganhando nos últimos anos como uma cidade de grande referência em toda uma região".

"Investimos em tecnologia para a abertura de processos virtuais, simplificamos procedimentos para facilitar o licenciamento de empresas com o Alvará mais Fácil, entre outras ações, para facilitar a vida de quem empreende na cidade. Da mesma forma, organizamos as atividades e os usos do território para permitir o desenvolvimento de todas as regiões da capital, com o novo Plano Diretor Urbano. Tudo sem perder a qualidade de vida que temos. A elevação a metrópole é mais um resultado positivo das ações implantadas”, afirmou o secretário de Desenvolvimento da Cidade e responsável pela subsecretaria de Tecnologia da Informação, Márcio Passos. (Com informações da Prefeitura de Vitória)