SAÚDE

Vitória sedia 1º Congresso de Onco-Hematologia Pediátrica.

O evento marca os 30 anos da Oncologia Pediátrica do Hospital Infantil.

Em 29/05/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Médicos e especialistas do Espírito Santo e de outros estados reúnem-se em Vitória, nos dias 1 e 2 de junho, no 1º Congresso de Onco-Hematologia Pediátrica. O objetivo do evento, que também marca a celebração do 30º aniversário da Onco- Hematologia Pediátrica do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), é abordar os avanços científicos e tecnológicos no tratamento das doenças malignas e benignas do sangue, bem como os tumores sólidos e também os desafios que ainda precisam ser vencidos para ampliar a eficácia nos tratamentos.

O Congresso de Onco-Hematologia Pediátrica está sendo organizado por membros da equipe de Onco-Hematologia do HINSG, com o apoio da Associação Capixaba contra o Câncer Infantil (Acacci) e da Emescam, onde o evento acontece. Também apoiam o Congresso as empresas Flow Diagnóstico, Criobanco e Oncovit. O público-alvo são pediatras, residentes de pediatria, estudantes de medicina e outros profissionais da área da saúde.

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de maio, na Acacci (acacci@acacci.org.br, telefone 27-2125 2999). Após essa data, podem ser feitas no local do evento. O valor da inscrição varia de R$ 100,00 a R$ 200,00, de acordo com o público, e todo o dinheiro arrecadado será revertido para a Acacci, instituição que apoia e acolhe crianças em tratamento oncológico e seus respectivos familiares.

O diagnóstico precoce está entre os temas a serem abordados, segundo destaca Gláucia Perini Zouain Figueiredo, oncologista pediatra do HINSG. Segundo ela, em países desenvolvidos os avanços científicos e tecnológicos têm contribuído para reduzir a mortalidade nos casos de doenças onco-hematológicas, mas no Brasil ainda há muitos desafios a serem superados para se alcançar resultados semelhantes.

Os desafios passam por questões como a conscientização da população e de profissionais da saúde sobre a importância do diagnóstico precoce e a própria falta de infraestrutura das unidades especializadas em oncologia pediátrica. A presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica, Teresa Cristina Cardoso Fonseca, será uma das participantes do Congresso.

A expectativa dos organizadores do evento também é chamar a atenção para a especialidade, já que o câncer infantojuvenil é a segunda maior causa de morte, no Brasil, entre pessoas da faixa etária que vai de 1 a 19 anos.

Serviço

1º Congresso de Onco-Hematologia Pediátrica do Hospital Infantil

Data: 1 e 2 de junho/2017

Local: Auditório da Emescam (Vitória)