CIDADE
Vitória será destaque em evento para cidades inteligentes no país
Evento promove uma imersão em todos os aspectos das novas tecnologias.
Em 19/07/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
As experiências e os investimentos tecnológicos adotados pela Prefeitura de Vitória serão destaques no Smart City Business Brazil Congress & Expo 2019, um dos principais eventos de negócios para cidades inteligentes no País, que acontece entre os dias 22 e 24 de julho, em São Paulo. Na ocasião, serão mostradas as ações que têm contribuído para modernizar a cidade.
O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Leonardo Krohling, destaca o pioneirismo da capital no caminho da inteligência e a importância da participação do município no evento para a geração de negócios nas áreas de turismo, inovação, tecnologia e desenvolvimento.
COMPRE PRODUTOS RACCO PELO SITE
“Vitória se destaca no cenário nacional pelas ações implantadas de cidade inteligente. Nesse sentido, o evento é um importante ambiente de negócios para buscar parceiros que auxiliarão o município na criação e consolidação da nova matriz econômica, também conhecida como economia do conhecimento, bem como tornar o município atrativo para empresas do mundo todo”, afirma.
Casos de sucesso
Entre os casos de sucesso que serão apresentados no evento, estão o agendamento on-line de consultas médicas, o Botão do Pânico, o Trabalha Vix, a matrícula virtual da rede municipal de ensino e o Cerco Inteligente de Segurança Pública.
Vitória Online
Em Vitória, a população conta com rede de internet gratuita em diversos pontos da cidade. Além disso, por meio do aplicativo Vitória Online, é possível ter acesso a centenas de serviços públicos municipais, promovendo o consumo igualitário e garantindo uma maior agilidade nos atendimentos e economia de recursos. Com as informações disponíveis e a possibilidade de registrar sugestões e reclamações on-line, o número de chamados abertos pelo telefone 156 (Fala Vitória) reduziu em 53% de 2013 para 2018.
Procon Vitória
Outro destaque tecnológico que passou a oferecer mais comodidade aos munícipes é o aplicativo do Procon Vitória. Com ele, o cidadão pode abrir reclamações e acompanhar todo processo pelo celular e de onde estiver. Além disso, o consumidor tem acesso ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) e pode ver o ranking das empresas mais reclamadas e, assim, decidir em qual estabelecimento comprar ou assinar contrato.
Fiscalização
A modernização também já chegou aos agentes de trânsito, que ganharam smartphones para registrar as ocorrências e, em breve, chegará à fiscalização, que utilizará tablets e impressoras portáteis para tornar os trabalhos nas ruas mais eficientes.
A iniciativa vai auxiliar os fiscais municipais que atuam nas áreas de posturas, obras, transportes, limpeza urbana, meio ambiente, consumo e vigilância sanitária, que passam a trabalhar sob um novo regime de produtividade, que deixa de ser uma ação punitiva para cooperativa.
Botão do Pânico
Implementado em 2013 pela Prefeitura de Vitória, em parceria com o Tribunal de Justiça do Espírito Santo, o Botão do Pânico é uma das principais ferramentas para coibir a violência doméstica. Desde sua criação, 85 equipamentos já foram entregues. Atualmente, 12 mulheres estão com o dispositivo.
O equipamento é distribuído para mulheres que estão sob medida protetiva na 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica de Vitória e pode ser acionado caso o agressor não mantenha a distância mínima garantida pela Lei Maria da Penha.
Assim que é acionado, o equipamento indica a localização exata da vítima. Os dados são enviados à Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal, que imediatamente envia a Patrulha Maria da Penha ao local. O aparelho também inicia um sistema de gravação do áudio ambiente, que fica armazenado e pode ser usado, judicialmente, contra o agressor.
Cerco Inteligente de Segurança
Em funcionamento desde abril de 2018, o Cerco Inteligente de Segurança já ajudou a recuperar 170 veículos na capital. Sempre que um carro é furtado ou roubado e o dono registra a ocorrência, imediatamente a placa do veículo vai para o sistema do Cerco Inteligente de Segurança.
Cerco Inteligente de Segurança ajuda a elucidar crimes e reduzir o número de roubos de veículos na capital. Foto: Carlos Antolini - Secom/PMV
A partir daí, se o carro passar por alguma das 18 barreiras instaladas na capital, um alarme vai disparar na Central de Videomonitoramento. Nesse momento, o veículo é fotografado pelo sistema e os agentes da Central avisam às equipes da Guarda Municipal e da Polícia Militar que estão na rua.
Ele passa a ser acompanhado em tempo real pelas 230 câmeras de videomonitoramento da cidade. Todas as informações são passadas via rádio para os agentes do patrulhamento.
Agendamento online de consultas médicas
Desde maio de 2017, os usuários da rede municipal de saúde contam com o sistema de agendamento online de consultas médicas. Através da ferramenta, é possível realizar as marcações dos atendimentos sem precisar ir até as unidades de saúde.
Para agendar a consulta, o morador deve acessar o sistema por meio do portal da Prefeitura ou do aplicativo Vitória Online. O agendamento funciona diariamente, a partir das 7 horas, ofertando novas vagas. Quem tiver dificuldade em usar a ferramenta pode se dirigir à unidade de saúde mais próxima.
Confirma Vitória
Todas as unidades de saúde da capital utilizam o Confirma Vitória para organizar o acesso às consultas agendadas e otimizar a oferta de vagas. Dessa forma, o paciente deverá obrigatoriamente confirmar ou cancelar seu agendamento online.
Após a marcação da consulta, o usuário recebe um torpedo oito dias antes solicitando a confirmação ou o cancelamento no sistema. O morador pode fazer sua confirmação com até dois dias de antecedência pelo computador, tablet ou celular (por meio do aplicativo Vitória Online).
As consultas canceladas ou não confirmadas retornam para o sistema, sendo novamente disponibilizadas para outros pacientes. Em junho de 2019, graças ao Confirma Vitória, 5.771 consultas que seriam perdidas puderam ser reaproveitadas por outros pacientes.
Avaliação por torpedo dos serviços de saúde
Para garantir a qualidade dos serviços da rede municipal de saúde, a Prefeitura de Vitória disponibiliza aos usuários o Sistema de Avaliação de Atendimento por SMS. O objetivo é conhecer a opinião dos pacientes em relação aos serviços eatendimentos prestados na capital.
O sistema permite ao usuário avaliar quantitativamente e qualitativamente todos os atendimentos de saúde. A partir dessas notas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) identifica possíveis problemas e adota medidas de correção para a melhoria da gestão dos serviços.
Agendamento online Cras
Vitória saiu na frente e é o único município do país que oferece o agendamento online para os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). A ferramenta trouxe inovação e tem ajudado a tornar a cidade mais justa einteligente.
O agendamento pode ser feito pelo site da Prefeitura ou pelo aplicativo Vitória Online. Nas duas plataformas, basta inserir o CPF e a data de nascimento. Ao completar as etapas indicadas, o agendamento é feito com o nome da pessoa solicitante e pode ser impresso.
O programa oferece três opções de serviços: CadÚnico (inscrição, atualização ou revisão); Benefício de Prestação Continuada - BPC (solicitação e revisão); e Atendimento Coletivo, realizado pela equipe técnica para identificação das demandas e encaminhamentos.
Avaliação da Alimentação Escolar
As famílias dos estudantes da rede de ensino de Vitória têm a oportunidade de avaliar os cardápios das escolas municipais. Trata-se da Avaliação da Alimentação Escolar, que permite aos pais ou responsáveis dar notas de 0 a 10 para a alimentação que é ofertada aos alunos. O sistema funciona por meio de mensagens SMS (torpedos).
O instrumento integra o modelo de gestão compartilhada na administração municipal, sendo mais uma estratégia da cidade inteligente adotada pelo município.
Smart City Business Brazil Congress & Expo 2019
O Smart City Business Brazil Congress & Expo 2019 reúne as principais empresas de tecnologias, prefeitos, secretários, governadores e todo ecossistema de cidades inteligentes em mais de 8.200 m².
O evento promove uma imersão em todos os aspectos das novas tecnologias utilizadas para resolver problemas comuns, como o trânsito, segurança pública ou limpeza urbana.
O evento proporcionará aos participantes a chance de acompanhar 18 Reuniões Estratégicas entre especialistas do setor e autoridades. Outro destaque são os ganhadores do Prêmio InovaCidade, que reconhece as iniciativas ou projetos que tenham causado impactos positivos mensuráveis e reconhecidos pela sociedade.
MAIS NOTÍCIAS
Equipes da Assistência Social nas ruas para combater o trabalho infantil em Vitória
Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar pedestres, motoristas e comerciantes do entorno da Enseada do Suá em Vitória, para o combate ao trabalho infantil, os profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizaram ações educativas na manhã desta sexta-feira (19).
Educadores circenses levaram malabares e perna de pau para chamar a atenção das pessoas. - Foto: Paula M.Bourguignon - Secom/PMV
As equipes distribuíram fôlderes informativos sobre direitos do público infantojuventil. Educadores sociais de circo usaram malabares e perna de pau para chamar a atenção das pessoas para o tema.
A ação contou com a presença de equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do Serviço de Convivência para Crianças e Adolescentes (Cajun) e do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas). A atividade foi uma parceria com o Governo do Estado.
"Achei muito boa a iniciativa. Muito importante não colocar a criança para trabalhar antes dos 16 anos", disse Aiton Ribeiro, de 41 anos, que trabalha em manutenção de laje.
Outro que aprovou a atividade foi Fernando Simpson, 25, que é segurança do trabalho. "Achei muito legal essa ação. É importante chamar a atenção de todos para essa causa tão presente".
Conscientização
"É uma ação muito importante porque levamos para a sociedade a conscientização de que lugar de criança é na escola. Lugar de criança é se divertindo, não trabalhando, exposta aos riscos e perigos que temos vivenciado nos últimos tempos. A criança tem prioridade e deve ter seus direitos garantidos", explicou a pedagoga do Creas Centro, Sandra Peres.
Desafios
"Nosso objetivo aqui hoje é fazer uma campanha de mobilização com a população sobre a erradicação do trabalho infantil. Esse é um dos grandes desafios da atualidade, devido à crise de desemprego e ao aumento de índice de trabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes. Então escolhemos aqui por ser um ponto estratégico e buscamos sensibilizar todos que passam por aqui", explicou o técnico de referência do Programa de Erradicação Trabalho Infantil, Thuan Castrello.
Direitos violados
"De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PnadC), em 2016, mais de 2 milhões de crianças e adolescentes estão trabalhando neste momento em todo o País em condições precárias, nos semáforos, à noite, sob sol e chuva, tendo seus direitos violados. Isso significa que estão longe da escola, da cultura e do lazer e próximas dos abusos, da violência e da exploração. Nossa ação tem como objetivo atuar junto a essas famílias, crianças e adolescentes a reverter essa triste realidade", comentou a gerente da Proteção Social Especial de Média Complexidade, Marcilea Maria Xavier Soares.
CONTINUE LENDO
Circuito Cultural realiza inscrições para oficinas até 27 de julho
O Circuito Cultural de Vitória prorrogou as inscrições para as oficinas culturais até o dia 27 de julho. As vagas para as aulas de balé e violão já foram preenchidas.
Ainda podem se inscrever os interessados nas oficinas de artesanato livre, capoeira, cineclube, contação de histórias, dança de salão, danças urbanas, fotografia e teatro. As aulas acontecem de segunda a sábado e estão distribuídas entre manhã, tarde e noite.
Oficina de danças urbanas é uma das atividades oferecidas pelo Circuito Cultural. - Foto: Lilian Menenguci - Secom/OMV
Inscrições on-line
As inscrições são feitas no site Vix Cursos. Os munícipes que não tiverem acesso à internet podem usar o Telecentro do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Ilha das Caieiras, ou entrar em contato com a coordenação do Circuito Cultural de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.
Podem participar das oficinas:
-
capoeira, danças urbanas e teatro: crianças a partir de 8 anos;
-
artesanato: a partir de 12 anos
-
dança de salão, cineclube e fotografia: a partir de 15 anos.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (27) 3132-2211 ou 99578-3761. Se for menor de idade, é preciso estar acompanhado do responsável.
O Circuito Cultural/CEU está localizado na rua 23 de Abril, nº 35, na Ilha das Caieiras (próximo ao Residencial Santo André).
Circuito Cultural
O Circuito Cultural visa dar acesso aos munícipes às manifestações culturais e artísticas, além de fomentar o fazer artístico por meio de diferentes linguagens e expressões culturais.
Plano Municipal de Cultura e Plano de Metas
A ampliação da oferta do número de vagas em processos de formação artística e cultural está associada ao cumprimento do Plano Municipal de Cultura, lei nº 8.718/2014, e ao Plano de Metas (2018-2020).
Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL