MOTOR
Volkswagen Jetta e Audi A3 perdem títulos de "Carro Verde do Ano".
Montadora é acusada de fraudar dados sobre poluentes.
Em 30/09/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Volkswagen perdeu os títulos de "Carro Verde do Ano" dado a dois modelos que usavam a tecnologia que agora está no centro do escândalo dos motores a diesel poluentes, informaram nesta quarta-feira (30) os organizadores do prêmio.
A publicação "Green Car Journal" anunciou que rescinde o prêmio de 2009 dado ao Volkswagen Jetta TDI (turbodiesel) e o prêmio de 2010 ao Audi A3 TDI, depois que a fabricante alemã reconheceu ter instalado em 11 milhões de veículos um software que falsificava os controles de poluição.
"Esses modelos foram selecionados como 'Automóvel Verde do Ano' por importantes razões: sua alta eficiência de combustível, suas reduzidas emissões de carbono, sua condução agradável e sua habilidade para cumprir as exigências de emissões de 50 estados (dos Estados Unidos) com tecnologia diesel de vanguarda", disse Ron Cogan, editor da revista. Retirar os prêmios é algo "lamentável mas apropriado", comentou.
É a primeira vez que o "Green Car Journal" toma uma decisão desse tipo nos 10 anos em que concede esse título. Tanto a Audi, marca que faz parte do grupo Volkswagen, como a própria Volkswagen concordaram com a decisão, segundo o comunicado da revista.
"A Audi ganhou centenas de concursos e milhares de prêmios ao longo de sua história", disse Scott Keogh, presidente da marca para os Estados Unidos. "Mas queremos ganhar de forma justa. Portanto, à luz dos recentes acontecimentos, achamos que o correto é devolver este importante reconhecimento ao cuidado ambiental."
Fonte: AutoEsporte