MOTOR

Volkswagen mostra Kombi elétrica e multimídia controlado por gestos.

Budd-e é o 1º a usar plataforma exclusiva para carros elétricos.

Em 06/01/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Volkswagen apresentou nesta quarta-feira (6) duas inovações durante a feira de tecnologia CES, realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos.

A primeira é uma van elétrica, 'herdeira' do legado da Kombi, mas cheia de gadgets futuristas, que usa pela primeira vez uma plataforma modular desenvolvida especialmente para carros movidos a eletricidade - uma forma de mudar o foco do recenete escândalo de emissões de poluentes.

Chamada de Budd-e, a van possui dois motores elétricos. No eixo dianteiro, o propulsor que impulsiona as rodas da frente produz 110 kW, ou cerca de 150 cavalos. Já na traseira, a potência despejada pode chegar a 170 cavalos (125 kW).

De acordo com a fabricante, a autonomia com uma carga de bateria pode alcançar 374 quilômetros, conforme padrões norte-americanos de medição para carros elétricos, ou 533 quilômetros seguindo o padrão europeu.

A Volkswagen afirma que o conceito dá uma ideia de como será o transporte em 2019 - um futuro não tão distante. Até lá, a empresa espera que o tempo de recarga de 80% da bateria seja reduzido a apenas 15 minutos, contra atuais 30 minutos do conceito.

Seguindo a tendência de conectividade e aproximação dos carros com smartphones, a Budd-e dá adeus aos botões no volante e painel, dando lugar a um tablet gigante e controles por meio de gestos. E esta é a segunda novidade da Volkswagen na CES.

e-Golf Touch
Depois de a BMW incluir no seu sedã mais luxuoso, o controle do sistema multimídia por gestos deve aparecer em breve no Golf, segundo anunciou a Volkswagen. A nova geração de multimídia já havia sido apresentada na CES em 2015, mas agora está bem "perto da produção" e equipará também carros compactos.

O sistema possui tela de 9,2 polegadas, comandos de voz aperfeiçoados, carregamento de celulares sem fio, amplificação eletrônica de voz para conversar com os passageiros de trás, leitura e respostas de mensagens de celular.

Fonte: Auto Esporte