MOTOR
Volkswagen promete lançar 5 novos SUVs até 2020
Tiguan será o primeiro a chegar, ainda neste semestre.
Em 25/01/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Volkswagen vai lançar 5 novos SUVs nos próximos 2 anos. Os novos modelos fazem parte de uma ofensiva de novidades no mercado nacional.
A lista completa tem 20 nomes, e já inclui modelos lançados, como Polo e Virtus. Destes, 13 serão produzidos no Brasil, 2 na Argentina e os 5 restantes serão importados.
Voltando aos utilitários esportivos, o primeiro a chegar é o Tiguan AllSpace, versão com carroceria alongada e capacidade para 7 passageiros. Ele começa a ser vendido “nos próximos meses”, segundo o presidente da Volkswagen, Pablo Di Si.
Além dele, chegarão opções para os segmentos mais “populares”, como o T-Cross, já confirmado para este ano, com produção na fábrica da marca em São José dos Pinhais (PR). Com o T-Cross, a Volkswagen espera reativar o segundo turno na unidade paranaense.
O modelo, inclusive, será o principal lançamento da Volks no segundo semestre. Ele irá aparecer no Salão do Automóvel, em novembro.
Di Si também disse que haverá um outro SUV abaixo do T-Cross. Ele irá usar a plataforma MQB em uma versão mais simplificada do que a usada em Polo, Virtus e T-Cross. Sua missão deve ser brigar com o Honda WR-V.
Acima dele ficará o já conhecido (pelo menos no nome) T-Cross, para concorrer diretamente com Honda HR-V e Hyundai Creta. Logo em seguida virá o modelo chamado Tarek, com produção na Argentina e tarefa de concorrer com o SUV mais vendido do Brasil, o Jeep Compass.
Na “hierarquia” dos SUVs Volkswagen, a segunda posição mais alta será a do Tigual AllSpace. O topo da cadeia deve ficar com o grandalhão Atlas, modelo criado para o mercado norte-americano, mas que deve pintar por aqui como uma opção simplificada ao Touareg.
Jetta vem do México
Outro lançamento de 2018 é o sedã Jetta. O modelo acabou de ser apresentado no Salão de Detroit, e já teve a chegada confirmada para o final do ano, vindo importado do México.
O sedã ganhou visual totalmente renovado, inspirado no Arteon, modelo de luxo da empresa vendido na Europa. Para se distanciar do Virtus, o Jetta cresceu e ganhou mais tecnologia. Isso deve refletir em uma alta considerável nos preços.
(Foto: Alan Morici/G1)