EDUCAÇÃO

Volta às aulas com jornada ampliada na cidade de Vitória

Alunos dos ensinos infantil e Fundamental terão aulas de Língua Inglesa e Projeto de Vida.

Em 01/02/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Jansen Lube/PMV

O ano letivo em Vitória começa na próxima segunda-feira (07), para Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA. Os bebês dos grupos 1 e 2, que ficaram dois anos fora da escola, também retornam presencialmente e sem revezamento.

O ano letivo de 2022 na rede municipal de Vitória começa com novidade na jornada de crianças e estudantes. Todas as turmas da Educação Infantil, desde o grupo 1 até o grupo 6, e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental ficarão 30 minutos a mais nas salas de aula. No ano, serão mais 100 horas, quase um mês a mais na escola.

Horários para 2022

  • Educação Infantil e Ensino Fundamental

Matutino: das 7h às 12 horas

Vespertino: das 13h às 18 horas

  • Tempo Integral

Horário: entrada às 7h e saída às 16 horas

  • Educação de Jovens e Adultos (EJA)*

Matutino: das 7h às 12 horas

Vespertino: das 13h às 18 horas

Noturno: das 17h às 22 horas

Os horários da EJA são pactuados em conformidade com as especificidades da modalidade, considerando que são estudantes jovens a partir de 15 anos, adultos e idosos.

O ano letivo em Vitória começa na próxima segunda-feira (07), para Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA. Os bebês dos grupos 1 e 2, que ficaram dois anos fora da escola, também retornam presencialmente e sem revezamento.

Foco nos estudantes

"É uma novidade importante e que foi pensada, sobretudo, a partir das perdas de aprendizagens que verificamos e que foram intensificadas pela pandemia da Covid-19. Tivemos um ano com escolas fechadas. Nossas crianças e estudantes perderam muito. E temos o desafio de pensar estratégias, de buscar a recuperação dessas aprendizagens, desde a alfabetização até as séries finais e na EJA", destacou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

O horário dos profissionais da Educação não foi alterado com a ampliação de jornada dos estudantes. O horário de saída dos professores, cumprindo jornadas de 25h, 40h ou 44 horas semanais, já era ao meio-dia, no turno matutino, e às 18h, no turno vespertino.

Novas disciplinas

Outra novidade para o ano letivo de 2022 é a reorganização da grade curricular nas 52 unidades de Ensino Fundamental. Todos os estudantes, do 1º ao 9º ano, terão aulas de Língua Inglesa e Projeto de Vida.

Já na parte diversificada, de acordo com a definição de cada escola, serão ofertadas, ainda, aulas de práticas experimentais em Educação Socioambiental; Educação Empreendedora e Financeira; Iniciação Científica; Libras; Música; Tecnologias Educacionais; Território do viver.

Ao todo, serão 25.720 estudantes beneficiados. "As crianças e estudantes de todas as regiões de Vitória precisam ter o desejo de ser, de ter um futuro, de ter um sonho. A escola precisa ser o lugar de oferta, de conhecimento, de expansão da realidade de todos. Estamos trabalhando por uma educação de qualidade para todas as crianças e estudantes, de todas as regiões, de todas as condições", afirmou a secretária Juliana Rohsner.

A disciplina de Projeto de Vida, ofertada em todos os anos do Ensino Fundamental, considera os valores e conhecimentos que precisam ser consolidados para que os estudantes alcancem sua autorrealização, devendo o professor possibilitar o crescimento acadêmico e pessoal dos estudantes por meio da construção de um projeto de vida que será base para o componente curricular.

O objetivo da proposta de ampliação da jornada e mais a reorganização curricular no Ensino Fundamental é fortalecer as ações em prol das aprendizagens, subsidiando a implementação, a formulação e reformulação, e o monitoramento de políticas educacionais, contribuindo ativamente para a melhoria da qualidade da educação no município de Vitória.

Planejamento

A nova organização das aulas na rede de Vitória também é necessária para garantir aos professores o tempo de planejamento, conforme determina lei federal para o magistério, tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental.

Assim, a rede de Vitória garantirá o direito de 1/3 de planejamento ao professor, de acordo com a Lei Federal 11.738/2008, bem como a necessidade tempos para formação continuada em horário de trabalho, conforme estabelecido na meta 16 do Plano Municipal de Educação.

Práticas experimentais

  • Educação Empreendedora e Financeira

Visa a desenvolver nos estudantes habilidades para administrar suas finanças de forma consciente, sem prejudicar o meio ambiente, a partir de um conjunto de comportamentos mais conscientes, munidos de informações, reflexões e atividades práticas que permitirão a construção de um pensamento financeiro e empreendedor que esteja de acordo com seus objetivos de vida.

  • Educação Socioambiental

Temas que transversalizam os componentes curriculares e oportunizam o conhecimento, reconhecimento e atuação individual e coletiva nos territórios da cidade no contexto de uma realidade global, visando à sustentabilidade e melhorias na qualidade de vida das pessoas, ao estabelecer uma relação saudável com o ambiente.

  • Iniciação Científica

É o desenvolvimento da criatividade, curiosidade, pensamento crítico, de forma que os estudantes saibam fazer indagações e compreendê-las.

  • Libras

Identidade e compreensão do uso da Língua Brasileira de Sinais em seus contextos.

  • Música

Estímulo à musicalidade e seu caráter humanamente integrador e transformador, contribuindo para o cultivo da sensibilidade, criatividade, escuta, percepção, atenção, imaginação.

  • Tecnologias Educacionais

Alia a tecnologia ao ensino a fim de qualificá-lo, sendo essa uma das possibilidades de articular os usos das tecnologias aos processos pedagógicos desenvolvidos nas escolas.

  • Território do viver

Pesquisas, reflexões e práticas sobre os saberes locais e culturais e as inter-relações que estimulam o sentimento de pertencimento, bem como, a construção de nossa identidade local, como forma de oportunizar criativamente aos estudantes estudar as singularidades de seu território, onde se manifestam as experiências individuais e coletivas, de modo a estabelecer uma escuta ativa e promover uma participação ativa.

Leia também:

Na pandemia, Brasil perde 650 mil estudantes no ensino infantil
Novo ensino médio começa nas escolas públicas e privadas
Vitória adota protocolos de biossegurança na volta às aulas
Ômicron já faz governos adiarem volta das aulas presenciais
Prefeitura de Vitória realiza reformas nas escolas municipais
Casagrande anuncia novidades para a volta às aulas 2022
Reajuste de 33% a professor pode pressionar cidades menores
Professores da educação básica terão reajuste no piso salarial
Formações preparam profissionais para ano letivo em Vitória
Matrículas abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)
EJA: interessados podem procurar escola onde desejam estudar
Escolas do mundo tentam se adaptar ao duro impacto da covid

TAGS: 
VITÓRIA | JORNADA | AMPLIADA | INFANTIL | FUNDAMENTAL