ESPORTE NACIONAL
Volta do zagueiro Neto aos campos pode ficar para 2018
Cirurgia no ligamento cruzado posterior do joelho afasta por mais seis meses.
Em 14/07/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Paciência segue sendo a palavra de ordem e a tendência na Chapecoense é que a tão esperada volta de Neto ao futebol fique para 2018. O zagueiro, que foi operado da vesícula no início do mês, ainda não teve a lesão no ligamento cruzado posterior do joelho direito estabilizada e um procedimento cirúrgico voltou a ser analisado. O departamento médico do Verdão fará uma avaliação definitiva no início de agosto, mas já há correntes favoráveis à operação.
O problema ainda é decorrente do acidente aéreo de 29 de novembro e, em virtude das lesões múltiplas, a Chape optou por um tratamento convencional. Desta maneira, por exemplo, Neto recuperou-se de um estiramento no ligamento cruzado anterior. O posterior, por sua vez, não estabilizou-se completamente e tem causado dores na região da patela. Caso passe pelo procedimento cirúrgico, o zagueiro passará por cerca de seis meses de tratamento.
O período é visto com bons olhos pelo departamento médico também para cicatrização completa de outros problemas apresentados pelo sobrevivente, como lesões na coluna. O martelo será batido na primeira semana de agosto, mas a cirurgia é uma tendência. Por conta da operação de vesícula, Neto está fora das atividades diárias da Chape por três semanas.
Só a perspectiva de voltar a ser um atleta profissional já é um milagre. É preciso paciência neste processo. Vamos fazer o que tiver que ser feito - definiu Dr. Carlos Mendonça, chefe do departamento médico do clube.
Apesar das intercorrências, o processo de reabilitação de Neto é considerado um sucesso. O zagueiro teve ganho de massa bastante satisfatório e estabilização das múltiplas lesões, sendo, inclusive, liberado para trabalhar a parte física junto com o restante do elenco. Ele participou até mesmo de treinos leves com bola. A volta aos gramados, entretanto, é avaliada com cuidado.
Outro sobrevivente da tragédia de Medellín, Alan Ruschel está completamente liberado pelo departamento médico e tem expectativa de retorno para breve. O novo contrato de empréstimo à Chapecoense já foi assinado.
(Foto: Sirli Freitas)