MOTOR

Volvo anuncia recall duplo do XC90 no Brasil.

Duas falhas farão proprietários do SUV de luxo irem às oficinas para consertos gratuitos.

Em 15/03/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Volvo anunciou nesta quarta-feira (15) um recall duplo que afeta 145 unidades do XC90 no Brasil. São duas falhas diferentes que obrigarão os proprietários a levarem o SUV de luxo a uma oficina.

CHASSIS ENVOLVIDOS

Falha no airbag
YV1LCBACDH1151797 a YV1LTBACDH1171615

Troca do para-sol
YV1LTBACDH1134692 a YV1LTBACDH1135455

A primeira delas é nos parafusos que fixam o airbag do teto (cortina). Segundo a fabricante, um processo químico de tratamento de superfície deixou os parafusos fragilizados.

Em caso de acidente com acionamento do airbag do teto, a proteção dos passageiros será menor que a esperada. A troca dos parafusos deve levar cerca de 3 horas.

Além disso, a Volvo substituirá a tampa do espelho do quebra-sol do passageiro, porque ele não contém instruções obrigatórias sobre o funcionamento dos airbags. A troca deve levar 30 minutos.

Os veículos afetados foram produzidos entre fevereiro de 2016 e março de 2017. Os reparos gratuitos deve serm feitos em uma concessionária da Volvo. Em caso de dúvida, é possível entrar em contato com a Volvo pelo telefone 0800-7077590, das 6h às 22h.

Importância do recall

Não existe recall por defeito que não seja sério. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o chamado deve ser feito quando houver um defeito de fabricação que coloque em risco a vida do usuário.

Uma vez anunciado o recall, não existe limite de data para fazê-lo. O que pode ocorrer é a montadora determinar uma data de início do atendimento, e não uma para o fim.

Qualquer problema como demora no agendamento, lentidão no reparo e mau atendimento deve ser denunciado no Procon local. Os consertos devem ser totalmente gratuitos.