MOTOR

Yamaha R3 entra em recall para trocar bomba de óleo e placa de embreagem.

Falhas podem causar travamento do motor ou da roda traseira.

Em 30/06/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Yamaha anunciou nesta quinta-feira (30) um recall da nova YZF-R3, modelo 2016, para troca gratuita da bomba de óleo e da placa de embreagem, além de uma vistoria preventiva do câmbio.

CHASSIS
YZF-R3: de 9C6RH0910G0000101 a 9C6RH0910G0002140
YZF-R3A: de 9C6RH0920G0000101 a 9C6RH0920G0001220

De acordo com a fabricante, algumas motocicletas tiveram montagem incorreta do anel de trava do eixo do câmbio e inconformidades na bomba de óleo e na placa de embreagem.

Estas unidades podem apresentar travamento do motor, ou da roda traseira, e perda de dirigibilidade por causa de dificuldade na troca de marchas, com risco de acidentes e lesões.

O tempo estimado para o reparo gratuito é de 2 horas para troca da bomba de óleo e da placa de embreagem.

A vistoria no câmbio deve levar apenas 12 minutos, mas serão necessárias mais 5 horas, caso o problema de montagem seja confirmado.

Os proprietários podem tirar dúvidas com a fabricante por meio do telefone 0800-774-3738, em horário comercial.

Rival da Kawasaki Ninja 300, a YZF-R3 é uma versão de baixa cilindrada da R1, com motor de 320,6 cc de cilindrada. Ela começou a ser montada e vendida no Brasil em setembro de 2015.

Importância do recall
Não existe recall por defeito que não seja sério. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o chamado deve ser feito quando houver um defeito de fabricação que coloque em risco a vida do usuário.

Uma vez anunciado o recall, não existe limite de data para fazê-lo. O que pode ocorrer é a montadora determinar uma data de início do atendimento, e não uma para o fim.

Qualquer problema como demora no agendamento, lentidão no reparo e mau atendimento deve ser denunciado no Procon local. Os consertos devem ser totalmente gratuitos.

Um levantamento feito pelo G1 mostrou que mais da metade dos 2,82 milhões de veículos envolvidos em recall no Brasil em 2015 não atenderam ao chamado até março de 2016.

Fonte: Auto Esporte