ESPORTE NACIONAL
Zonta é pole em Interlagos para a última etapa da Stock Car
Piloto da Shell Racing foi o mais rápido no treino classificatório,
Em 08/12/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Daniel Serra começou na frente a disputa com Felipe Fraga pelo bicampeonato da Stock Car. Neste sábado, em Interlagos, o líder na tabela deu mais um passo rumo ao título, anotando o terceiro melhor tempo no treino classificatório: 1m37s398. O rival da CR, por outro lado, sairá apenas na 18ª colocação. Assim como Serra, Fraga disputou o Q1 na pista molhada, mas acabou ficando de fora do Q2, quando os carros do grupo 2 pegaram o asfalto seco. Na pole position, sairá Ricardo Zonta, que superou Julio Campos no final do Q3 por apenas 0s005, em uma volta rápida de 1m37s314.
Os seis melhores no treino de classificação:
1º 10 Ricardo Zonta - 1m37s314
2º 4 Julio Campos - 1m37s319
3º 29 Daniel Serra - 1m37s398
4º 0 Cacá Bueno - 1m38s338
5º 90 Ricardo Maurício - 1m39s534
6º 83 Gabriel Casagrande - sem tempo
Q1
Treino classificatório iniciado com chuva e os dois rivais pelo título na pista. Logo no início, Daniel Serra já tratou de passar um recado para Felipe Fraga, assumindo a ponta com 1m44s133. O piloto da CR, por sua vez, marcou 1m43s832, tempo que o colocou na sexta colocação. Com o fim da chuva, a pista começou a secar, e Gabriel Casagrande, o mais rápido da sexta-feira, tomou o primeiro lugar com 1m43m208. Entretanto, ainda houve tempo para Julio Campos roubar a liderança do Q1, anotando 1m43s054.
Com a pista cada vez mais seca, o grupo 2, de pilotos abaixo do 15ª posto na classificação do campeonato, foi favorecido, marcando tempos mais rápidos do que os do grupo 1. Nesse contexto, Bruno Baptista assumiu a ponta com 1m42s329, seguido de Gaetano di Mauro, 0s073 mais lento. Com menos de um minuto para o final, Fraga já estava fora dos 15 que passariam ao Q2, em 18º. Serrinha, por outro lado, se manteve na 12ª colocação, seguindo para a segunda fase do treino classificatório.
Q2
O Q2 começou com uma cena, no mínimo, inusitada. Partindo para a volta de aquecimento, Diego Nunes se deparou com um freio "extra", a capa protetora do aerofólio, que não foi retirada, gerando um espécie de paraquedas na traseira do carro.
Enquanto Nunes ia aos boxes para tirar a capa, Ricardo Zonta assumia a liderança da sessão com 1m41s143, o tempo mais rápido do dia até então. Tranquilo com a saída de Fraga do treino classificatório, Serrinha não teve problemas para avançar à fase final, marcando 1m41s258, o que garantiu a ele o terceiro lugar. Julio Campos fechou os três primeiros, anotando 1m41s244.
Q3
Ricardinho Maurício abriu a briga pela position com o tempo de 1m39s534. Casagrande veio em seguida, mas errou na descida do S do Senna, passando reto na curva. O pentacampeão Cacá Bueno foi o terceiro a ir para a pista, superando a volta de Ricardinho, com 1m38s338. Em busca do bi na Stock Car, Serrinha foi ainda mais rápido que Cacá, tomando a pole provisória graças a uma volta de 1m37s398. Mas Julio Campos não queria deixar passar a oportunidade de sair na frente, sendo apenas 0s079 mais rápido que o líder do campeonato. Ele só não contava com Ricardo Zonta, que por míseros 0s005 ficou com o primeiro lugar no grid em Interlagos.