SAÚDE
32% das crianças são vacinadas contra paralisia infantil em Vitoria/ES
A meta da Semus é vacinar 95% do público-alvo.
Em 17/08/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Crianças de 6 meses a menores de 5 anos devem ser levadas às unidades de saúde de Vitória para que sejam vacinadas contra a poliomielite e multivacinação até o dia 31 de agosto. No Dia D da campanha de vacinação, no último sábado (15), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vacinou 5.927 crianças, o que representa 32% da meta (composta por 18.520 meninos e meninas).
A meta da Semus é vacinar 95% do público-alvo. A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros.
Atualmente, o Brasil está livre da doença, mas a vacinação é fundamental para manter o vírus fora do país, segundo o Ministério da Saúde. Vitória não registra um caso desde 1988, e o último caso no País foi registrado há 26 anos.
Além da vacina contra a poliomielite, as unidades estão fazendo a atualização da caderneta de vacinação com a aplicação de todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança. Por isso, pais e responsáveis devem levar seus filhos com idade de zero a menos de 5 anos a uma unidade de saúde com a caderneta da criança.
"Essa ação é muito importante simbolicamente por representar o início da campanha. Tenho total confiança em nossa equipe, que é referência em saúde no País e que tem conseguido reduzir os índices de mortalidade infantil com ações como essa, de saúde e prevenção, e que têm dado muito certo", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.
Fonte:PMV