CENÁRIO EMPREENDEDOR

A Estratégia do Oceano Azul faz bem aos negócios

A Estratégia do Oceano Azul ensina a detectar e explorar novos mercados, livres de concorrentes.

Em 29/08/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Contrariando o que pensa o mercado comum, a melhor estratégia para afastar a concorrência não é competir diretamente com ela, mas sim, se afastar do confronto direto, definir e apresentar diferenciais que permitam tornar a concorrência irrelevante.
No lugar de perder fios de cabelos tentando superar a concorrência a fim de obter uma fatia maior de um mercado já existente - “oceano vermelho”, é melhor buscar um “oceano azul”, ou seja, um mercado virgem, inexplorado, ainda não atingido ou alcançado por ninguém, com enorme potencial de crescimento. Nos oceanos vermelhos, as regras sangrentas são determinadas pela concorrência, pela prostituição dos mercados e mercadores, enquanto nos oceanos azuis, a concorrência se torna absolutamente irrelevante.

Comumente, vemos grandes, médias e pequenas redes, ou lojas “solteiras”, especialmente, do setor varejista bombardeando os ouvidos e olhos dos consumidores, anunciando as melhores oportunidades, os melhores produtos, os melhores preços e serviços, as melhores condições de pagamentos, a melhor e mais rápida entrega, etc. e tal. O objetivo de todo esse blá, blá, blá, é sempre o de atrair o maior número de clientes para seus estabelecimentos comerciais ou ambientes de negócios, jogando pelos ralos rios de dinheiro em campanhas repetitivas e inconsistentes, muitas das vezes até duvidosas à percepção dos clientes, acreditando que isso seja o suficiente para fazer o resultado entrar em seus cofre horas, ou dias depois.

Na realidade e, na grande maioria das vezes, não é nada disso que acontece. O retorno não vem na quantidade ou no tempo esperado, as incertezas aumentam e tudo acaba se transformando em enormes decepções, deixando rombos astronômicos, possíveis de levar qualquer negócio a falência. Exemplo disso, além de outros fatores, foi o registro de fechamentos de 3 milhões de empresas no Brasil, entre janeiro de 2015 e dezembro de 2016, segundo levantamento da Neoway, consultoria especializada em inteligência de mercado.

Muito antes desses números, porém, no mesmo contexto, W. Chan Kim e Renée Mauborgne escreveram no ano de 2005 o extraordinário livro “A Estratégia do Oceano Azul”. Ensinando a fazer o que alguns renomadas estrategistas resumem como “detectar e explorar novos mercados, livres de concorrentes”, a metodologia apregoada pelos dois apresenta uma série de ferramentas e estratégias, além de 8 pontos fundamentais que devem ser seguidos por aqueles que desejam fugir do sangrento e competitivo oceano vermelho para navegar com muito mais sucesso e prosperidade pelas águas calmas de um “oceano azul”.

Autor:

Prof. José Luiz Mazolini

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e Palestrante.  www.mazoliniconsultoria.com.br - professormazolini@gmail.com - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br.

Imagem: Divulgação/Internet