RELIGIÃO
A fé que moveu multidões para a 453ª edição da Festa da Penha
Esta segunda-feira de céu azul e sol forte, convidou devotos a visitarem a Mãe das Alegrias.
Em 17/04/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O dia da Padroeira do Estado do Espírito Santo, Nossa Senhora da Penha, começou à meia-noite desta segunda-feira (17), com a primeira Missa e, assim, durante toda a madrugada os devotos subiram e desceram as escadarias para as missas na capela do Convento e as celebrações no Campinho.
Vila Velha (ES) – São mais de quatro séculos de tradição, com manifestações de fé e devoção. Todos os anos, os fiéis vêm de diferentes regiões do Espírito Santo e de outros estados brasileiros para subir a montanha da fé, no penhasco onde está a imagem de Nossa Senhora da Penha. Esta segunda-feira de céu azul e sol forte, convidou os devotos a saírem de suas casas para visitarem a Mãe das Alegrias.
Na verdade, o dia da Padroeira do Estado do Espírito Santo começou à meia-noite desta segunda-feira (17), com a primeira Missa e, assim, durante toda a madrugada os devotos subiram e desceram as escadarias para as missas na capela do Convento: 0h, 1h, 2h, 3h, 4h, 5h, 6h. Com o dia clareando, começaram as celebrações no Campinho, como a Missa do Clero e dos Religiosos, sob a coordenação da Conferência dos Religiosos do Brasil e do Seminário Diocesano Nossa Senhora da Penha da Arquidiocese de Vitória, a Missa das Pastorais Sociais, além das Missas às 9 e meio-dia na capela.
Homenagem cultural
A homenagem cultural e religiosa ficou por conta da Romaria das Bandas de Congo, que começa a subir o Morro às 8 horas e foram recebidas e abençoadas pelo guardião do Convento, Frei Djalmo Fuck. Enquanto isso, em grupos chegavam os representantes das Pastorais Sociais para a sua Missa, que começou às 10 horas.
Mas os peregrinos não vêm só para as celebrações no Santuário da Graça e do Perdão. Para uma grande maioria, basta se encontrar com a Mãezinha da Penha. Não se pode esquecer que o Convento no alto do Morro também é um dos principais pontos turísticos de Vila Velha e, muitos aproveitam o feriado para conhecer o local. A partir do meio-dia, as atividades se concentraram no Parque da Prainha, mas o povo continuou sua peregrinação ao Convento.
Graça alcançada
A família de Tainara Soares de Oliveira veio de Guarapari, no litoral sul capixaba, para agradecer a Nossa Senhora da Penha por graça alcançada durante o nascimento de sua filha Roberta.
“Durante a pandemia estava internada, com o psicológico da gente abalado, e muito preocupados porque estava passando do tempo de minha filha nascer. Então, minha mãe, Dona Naide, fez uma promessa a Nossa Senhora da Penha para que ela nascesse sem problemas. Deu tudo certo. Então, hoje viemos aos pés de Nossa Senhora agradecer”, contou Tainara, que voltou com a família ao Convento pela primeira vez depois da pandemia.
Natural de Belo Horizonte, mas morando em Vila Velha, a jornalista Angela do Bem veio com sua amiga Priscila Bittencourt para agradecer a Nossa Senhora pelas bênçãos em sua vida. E acabaram participando de duas Missas, às 7 e às 8h.
“Vim agradecer porque são só bênçãos na minha vida. Nossa Senhora da Penha é graça na minha vida, diariamente, porque sou devota e procuro ter essa intimidade com ela. Então vim mais para agradecer do que pedir, porque quando eu agradeço, as bênçãos já chegam naturalmente na minha vida, na vida da minha família, na vida da minha amiga que veio comigo”, disse emocionada.
A família Galvão, Alcaí, Claudineia, Raismen e Yago, que são da Igreja Luterana, vieram conhecer o Convento da Penha. Foto: Divulgação/AsImp/Convento da Penha
O feriado estadual também traz muitos turistas para o Convento. A família Galvão, Alçair e Claudinéia, que são da Igreja Luterana, e o jovem casal Raismen Galvão e Yago Leonam, vieram do Pará para um casamento em Vila Velha e aproveitaram para conhecer o maior o símbolo turístico do Espírito Santo.
Conguistas na Festa
O dia da Padroeira apenas tinha começado e os tambores já estavam rufando no portão de entrada do Convento da Penha. Mais de 20 bandas de Congo do Estado do Espírito Santo vieram de longe ou de perto para subir o monte sagrado e homenagear a Mãe da Penha.
Mais de 20 Bandas de Congo vieram homenagear a Nossa Senhora da Penha, com seus rítmos marcados por tambores e casacas. Foto: Divulgação/AsImp/Convento da Penha
O congo é uma manifestação cultural e musical tipicamente capixaba. E não poderia faltar na Festa de Nossa Senhora da Penha. Da Banda de Congo participam homens, mulheres e crianças, utilizando uma série de instrumentos, estandartes e indumentárias. Elas têm seu ritmo marcado por tambores e a casaca.
As centenas de participantes foram recebidas aos pés do Convento pelo guardião do Convento, Frei Djalmo Fuck, que rezou com eles, deu a bênção e os aspergiu.
“Bem-vindos ao Convento da Penha neste dia tão especial em que nós celebramos a padroeira do Estado do Espírito Santo. Temos a alegria de receber aqui no Campinho mais de 20 bandas de Congo de todo o nosso Estado e região metropolitana. O Congo é a expressão da cultura e do povo capixaba. A Festa da Penha também quer ser expressão dessa cultura e resgatar a religiosidade àquilo que de mais precioso tem no coração do capixaba, que é sobretudo a música, o batuque, a dança. Que Deus abençoe a todos! Vocês são bem-vindos entre nós. Nossa Senhora está em festa ao receber vocês aqui no Convento da Penha neste dia tão especial e abençoado para todos nós”, celebrou o guardião. (Com informações da AsImp/Convento da Penha)
Leia também:
> Romaria dos Conguistas ao puro som de casacas e tambores
> Tradicional Romaria das Mulheres é marcada pela devoção e fé
> Festa da Penha: Romaria das Famílias reuniu um milhão de fiéis
> Fiéis se emocionam na Romaria das pessoas com deficiência
> Fé e luta por direitos na romaria da pessoa com deficiência
> Festa da Penha: Veja o que funciona durante o feriado estadual
> Nossa Senhora é acesa na Serra e traz mensagem de fé
> Abertura da Festa da Penha 2023 contou com missa e recital
> Viana realiza o maior espetáculo da Paixão de Cristo do ES
> Nossa Senhora Iluminada será acesa em Vila Velha no sábado
TAGS: VILA VELHA | ROMARIA | CONVENTO DA PENHA | FAMÍLIAS | CONGOS | AGRADECIMENTOS