SAÚDE

A importância da fisioterapia no cuidado ao paciente oncológico.

Os benefícios para os pacientes oncológicos são inúmeros, em todas as etapas do tratamento.

Em 28/06/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Pacientes que fazem tratamento contra o câncer necessitam de cuidados de profissionais de diversas áreas, incluindo os fisioterapeutas. O assunto será debatido no próximo Papeando, dia 29, promovido pela clínica capixaba Medquimheo, com o tema “Atuação do fisioterapeuta no cuidado ao paciente oncológico”.

A palestra será ministrada por Marianne Pereira, fisioterapeuta que atua no segmento. "O objetivo é informar aos pacientes sobre a importância da fisioterapia como aliada no tratamento. Fazemos uma assistência antes das cirurgias e, também, na restauração de sequelas pós-cirúrgicas”, conta.

Os benefícios para os pacientes oncológicos são inúmeros, em todas as etapas do tratamento. "Com a fisioterapia é possível identificar lesões antes de cirurgias, evitando futuras complicações. Quimioterapia e radioterapia podem causar sequelas, ou seja, esse processo ajuda a uma reabilitação menos dolorosa", ressalta Pereira.

Principais cânceres

O câncer de mama é o principal tumor que precisa de cuidados, bem como em outros locais do corpo. São eles: cabeça e pescoço, útero, próstata, trato digestivo, tumores ortopédicos e pulmonares. “Os pacientes podem ter dores persistentes, fibrose, incontinência urinária, entre outros. A fisioterapia ajuda fortalecer a musculatura, controlar a dor e melhorar a função pulmonar", conclui.

Serviço

A próxima edição do Papeando é aberta a pacientes da clínica e seus familiares.

Data: 29 de junho (quinta-feira)

Horário: 16h

Local: Medquimheo – Rua Engenheiro Guilherme José Monjardim Varejão, 140, Enseada do Suá, Vitória/ES