CENÁRIO EMPREENDEDOR
A influência das datas comemorativas no comércio.
O marketing orienta para o planejamento estratégico capaz de potencializar negócios o ano todo.
Em 29/01/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Entre os motivos para um faturamento crescente no comércio tradicional, incluindo lojas virtuais e no próprio e-commerce, estão as datas comemorativas. Esses períodos especiais e diferenciados para uma expressiva camada da população, são os grandes responsáveis pelo aumento de vendas a cada ano.
São cinco as datas comemorativas principais: Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal. Nesses períodos, cresce o faturamento, tanto das lojas tradicionais como virtuais, que aceleram a divulgação da marca, realizam promoçõese oferecem seus produtos.
Com o crescimento no volume de negócios, crescem os lucros. No mercado digital o marketing eficiente que agrega resultados positivos, orienta para o planejamento estratégico capaz de potencializar negócios o ano todo.
Além das tradicionais datas, sua loja deve promover e divulgar para “Dia da Secretária”, “Dia do Cliente”, “Carnaval de Ofertas”, desde que haja planejamento de tudo o que vai negociar, qual período, quais condições, etc;
O consumidor além de valorizar a comodidade que a web proporciona, gosta de promoções. Vende mais quem estimula o interesse do consumidor.
Em qualquer campanha, quanto mais divulgação, melhor. Seja em mídias sociais, e-mailmarketing, links patrocinados, impresso, televisiva, falada, etc. Há dois princípios para a eficiência da divulgação: “divulgar para quem vai realmente consumir, ou seja, focar no público alvo”, e “divulgar de forma eficiente medindo a consistência das ações”.
Coloque sua campanha em prática com antecedência. Veja que no comércio tradicional as lojas se preparam com produtos relacionados ao tema, meses antes. Assim, também, deve acontecer no e-commerce. É importante definir o início o término das promoções e, sobretudo, a previsão de entrega dos produtos.
Um fator que pode jogar toda a estratégia de marketing e divulgação por terra é a logística, ou melhor, a falha dela. Se a entrega do produto atrasar em uma data especial, certamente trará dores de cabeça, pois o consumidor se frustrará, especialmente, se um presente não chegar a tempo. Por isso, cumpra o prazo estabelecido.
Autor:
Prof. José Luiz Mazolini
Sobre o autor:
É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e conferencista. (www.mazoliniconsultoria.com.br - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br).