SAÚDE
Ações simples podem combater ao mosquito Aedes aegypti
É importante que toda comunidade tenha uma rotina de cuidados no combater ao mosquito
Em 30/12/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Secretaria da Saúde tem orientado aos municípios para que articulem ações de forma a promover reuniões e organizem um corpo técnico de educação em saúde, com divulgações de campanhas e de materiais educativos.
A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental, divulgou, nesta quinta-feira (30), o 51° boletim do Aedes aegypti. O Espírito Santo registrou, de janeiro a outubro deste ano, 924 casos de zika. O boletim informa ainda a incidência de dengue e chikungunya. Foram confirmados 14.986 e 3.069 casos, respectivamente, no mesmo período.
É importante que toda a comunidade tenha uma rotina de cuidados para combater o Aedes aegypti. Atos simples como limpar o quintal de casa podem evitar a proliferação do mosquito e manter a população protegida.
Além disso, medidas essenciais, como evitar água parada em pequenos objetos, pneus, garrafas e vasos de planta; manter a caixa d’água fechada e realizar limpezas periódicas; vedar poços e cisternas; e descartar o lixo de forma adequada fazem a diferença no combate ao mosquito.
A Secretaria da Saúde tem orientado aos municípios para que articulem ações de forma a promover reuniões e organizem um corpo técnico de educação em saúde, com divulgações de campanhas e de materiais educativos, a fim de que as informações possam chegar a toda a população.
São atitudes simples, realizadas pela população, em conjunto com as ações de gestores municipais e do Estado, que tornam o combate mais efetivo contra o mosquito e às doenças por ele causado, como a zika, chikungunya e dengue.
Veja aqui o 51º boletim da dengue
Veja aqui o 51º boletim de zika
Veja aqui o 51º boletim Chikungunya. (As informações são da Sesa)
Leia também:
> Serra reforça atendimento a pacientes com síndrome gripal
> Vitória abre agendamento para vacina contra Covid e Gripe
> Sintomas gripais: Saiba quando procurar os atendimentos
> Linhares suspende consultas eletivas nas unidades de saúde
> Ministério reajusta valores pagos no SUS para hemodiálise
> Centro Integrado em Vila Velha ganha posto de vacinação
> Estado abre vagas de residência médica de Neurocirurgia
> Consulta sobre a vacinação infantil é uma questão pacificada
> Aracruz terá vacinação e testagem neste final de semana
> Consumir grãos integrais pode diminuir risco de diabetes
TAGS: DENGUE | CHIKUNGUNYA | ZIKA | CUIDADOS | COMBATE | SESA