TEMAS GERAIS

Adesão de Montenegro à Otan deve ser decidida em referendo, diz chanceler

Segundo a diplomata russa, Moscou espera que no fim da reunião seja atingido um acordo.

Em 16/12/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, disse em entrevista coletiva que o chanceler russo, Sergei Lavrov, partirá amanhã (17) para Nova York a fim de participar do encontro internacional sobre a situação na Síria.

Segundo a diplomata russa, Moscou espera que no fim da reunião seja atingido um acordo de submeter à consideração do Conselho de Segurança da ONU um projeto de resolução que incluirá todos os princípios indicados nos documentos adotados em Viena.

Sobre as relações entre a Turquia e a Rússia, Zakharova disse que, ao derrubar o Su-24 russo, a Turquia eliminou todas as hipóteses de um diálogo construtivo com a Rússia.

A representante oficial disse também que o Ministério das Relações russo não têm informações sobre planos de alargar sanções contra a Turquia em resposta ao abate do Su-24 russo pelo caça turco.

Expansão da Otan

Segundo Zakharova, Moscou considera que o assunto de adesão do Montenegro à Otan deve ser decidido durante um referendo neste país.

"Consideramos que é o povo montenegrino que deve votar durante um referendo nacional sobre esses assunto. Seria uma manifestação da democracia sobre a qual ouvimos tantos tempos", afirmou Zakharova.

A representante oficial da chancelaria russa citou o primeiro-ministro de Montenegro, Milo Djukanovic, que recentemente disse que em novembro o número de pessoas favoráveis à adesão à Otan teria atingido 220 mil pessoas. "Assim não levou em consideração o fato de que o número total de eleitores no país é equivalente a 541 mil pessoas. Mesmo se temos em conta as palavras de Djukanovic menos de metade de cidadãos do país que têm direito eleitoral apoiam a integração euroatlântica", destacou Zakharova.

Fonte:Agencia Brasil