EDUCAÇÃO

Prefeitura de Vitória promove capacitação para merendeiras

As merendeiras da rede municipal de ensino de Vitória participaram de um treinamento.

Em 29/01/2026 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Marcos Salles/Divulgação/Prefeitura de Vitória

Ao todo, a rede municipal de Vitória conta com 441 merendeiras, responsáveis não apenas pela preparação da alimentação escolar, mas também por construir, no cotidiano das escolas, uma relação de confiança, acolhimento e cuidado com as crianças e estudantes.

As merendeiras da rede municipal de ensino de Vitória participaram, nesta segunda (26) e terça-feira (27), de um treinamento teórico para aprimoramento do trabalho desenvolvido nas escolas da capital. A capacitação ocorre às vésperas do início do ano letivo, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (emef) Aristóbulo Barbosa Leão, que fica no bairro Bento Ferreira, reunindo profissionais que desempenham um papel essencial no cuidado diário com crianças e estudantes.

Ao todo, a rede municipal de Vitória conta com 441 merendeiras, responsáveis não apenas pela preparação da alimentação escolar, mas também por construir, no cotidiano das escolas, uma relação de confiança, acolhimento e cuidado com as crianças e estudantes.

A programação do treinamento contou com temas como Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, Segurança do Trabalho e a participação do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), reforçando a importância da qualidade, da segurança alimentar e do controle social nas políticas públicas de alimentação escolar. 

Durante o encontro, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, esteve presente, conversou com as merendeiras e destacou a importância do trabalho desenvolvido por elas nas unidades de ensino.

"Vocês têm um papel que vai muito além do preparo da comida. A alimentação escolar passa por vocês, mas também passa pelo carinho, pela atenção e pela confiança que as crianças e os estudantes depositam todos os dias. Muitas vezes, vocês são referência de cuidado dentro da escola, e isso faz toda a diferença na formação deles, que são os bens mais preciosos das famílias, e que ficam sob nossa responsabilidade", afirmou o prefeito.

O secretário de Educação em exercício, Trajano Conti, também falou sobre a capacitação.

"A formação continuada das nossas merendeiras é fundamental porque o trabalho delas reflete diretamente no sucesso da nossa alfabetização. Uma criança bem alimentada e acolhida tem muito mais foco e energia para aprender. Investir nesse aprendizado constante é reconhecer que a merenda faz parte do processo educativo", destacou.

Desenvolvimento profissional

A merendeira Marcela Pereira Antônio, que atua há três anos na rede municipal, na EMEF TI Paulo Reglus Neves Freire, em Inhanguetá, destacou a importância do treinamento para o dia a dia nas escolas.

"A gente se capacita mais. Por mais que já tenhamos conhecimento, essa etapa nos desenvolve mais como profissional. E trabalhar aqui no Paulo Freire e na rede de Vitória é maravilhoso. Meus filhos estudam aqui na unidade, então sou uma mãe e uma funcionária realizada ", completou.

Além da etapa teórica, o processo de capacitação contará também com um treinamento prático, que será realizado diretamente nas unidades de ensino. (Secom/PMV)

Leia também:

Sedu abre inscrições para cursos técnicos de nível médio
Aulas da Rede Municipal de Aracruz se iniciam na quarta (4)
Viana abre inscrições para 300 vagas em cursos gratuitos
Inep emitirá declaração do ensino médio a partir de sexta
Vitória abre inscrições para cursos de costura e culinária

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET