SAÚDE
Agosto Azul: campanha incentiva homens a adotar cuidados com a saúde
O mês de agosto será todo dedicado às ações que irão incentivar a presença do homem nas US's de Vitória/ES.
Em 31/07/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O mês de agosto será todo dedicado às ações que irão incentivar a presença do homem nas unidades de saúde (US) de Vitória. Trata-se da campanha Agosto Azul, que objetiva alertar esse público para os cuidados que deve tomar para a prevenção de doenças.
Alimentação saudável e atividades físicas compõem os primeiros passos para uma vida com mais qualidade, e o diagnóstico precoce é o aliado para aumentar as possibilidades de cura das doenças.
Várias ações acontecerão a partir desta segunda-feira (3). As unidades de saúde de Santa Luíza e Santo Antônio vão oferecer consultas médicas, de enfermagem e odontológicas direcionadas ao homem, distribuição de folhetos informativos e orientações voltadas para a promoção da saúde.
Outras oito unidades de saúde estarão com programação especial em atendimento ao homem: Forte São João, Consolação, Resistência, do Quadro, Jardim da Penha, Jesus de Nazareth, Ilha de Santa Maria e Praia do Suá. Além dessas, participarão as unidades da região Continental, com atividades no Parque Pedra da Cebola, e do Centro, com ações no Mercado da Vila Rubim.
As atividades são diversificadas e vão desde torneio de futebol a testes de sífilis e HIV, avaliação da saúde bucal, café da manhã, palestras e rodas de conversa. Para participar da programação, é só ir à unidade de saúde e marcar presença no Agosto Azul e conferir a saúde.
No dia 21 de agosto, será a vez dos profissionais de saúde participarem de um seminário com o tema “Paternidade e Cuidado”, no auditório da Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (Etsus-Vitória).
Mudança de hábitos
O objetivo principal do Agosto Azul é motivar mudanças de hábitos para que os homens procurem atendimento médico e verifiquem sua condição de saúde com mais frequência. Exames simples, como testes para diabetes, hipertensão, Aids e hepatites, estão disponíveis em todas as unidades de saúde de Vitóri.
Fonte:PMV