CIDADE

Altas temperaturas exigem cuidados para gestantes

A prefeitura de Vila Velha da orientações para cuidados nessa época.

Em 20/01/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Blog Grão de Gente - Reprodução

Na estação mais quente do ano, é necessário que grávidas redobrem a atenção com sua saúde, afinal as altas temperaturas exigem uma dose extra de cuidados. Confira abaixo algumas dicas:

Hidratação

O calor acaba favorecendo uma maior perda de líquidos, podendo causar desidratação e dores de cabeça, por isso é ideal que gestantes invistam em um maior consumo de água mineral. A ingestão de sucos naturais de frutas e água de coco também é uma ótima pedida, desde que não se tornem substitutos da água – que, além de ser uma das responsáveis por um bom funcionamento do organismo, também evita inchaços e cefaleias produzidos pelas temperaturas elevadas.

De acordo com a nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Juliana Couto Gava, o consumo ideal de água gira em torno de 3 litros por dia.

 “O recomendado é 2 litros de água. Para as gestantes, a gente aumenta isso de 2,5 a 3 litros, para que não corra risco de desidratação, infecção urinária e para que não haja diminuição de líquido amniótico.”, disse.

Já bebidas açucaradas, como refrigerantes, sucos artificiais e chás gelados de garrafa, podem ser deixadas de lado. Também não se recomenda o consumo de bebidas com cafeína, assim como o uso de bebidas alcoólicas.

Outra dica importante é a da hidratação da pele, afinal ela é tão importante quanto o consumo de líquidos. Mas atenção: é ideal que as grávidas optem por hidratantes corporais livres de óleo.

Alimentação saudável         

A ingestão de alimentos saudáveis, como frutas, verduras e legumes, também são altamente recomendáveis para as gestantes, sobretudo no verão. Saladas e frutas caudalosas, como a melancia e o melão, são ótimas opções para as altas temperaturas.

O ideal é que se evite o consumo de alimentos pesados e gordurosos, dando prioridade para refeições equilibradas e ingredientes frescos. E atenção: as carnes também devem ser bem passadas ou cozidas corretamente, eliminando algum possível mal estar devido à má preparação de pratos comumente servidos nessa época do ano.

Segundo a referência técnica da Rede Cegonha em Vila Velha, Pâmella de Paula Leal, as gestantes devem optar por carnes magras e de fácil absorção. “Dê preferencia às carnes leves, como peixe e frango.”, pontuou.

Proteção solar

Também é importantíssimo que a gestante faça uso de protetor solar durante toda a gravidez, mas no verão essa necessidade aumenta ainda mais, sobretudo se a mesma se expuser diretamente ao sol.

Além disso, o uso de chapéus e viseiras também é recomendado. Assim como o de roupas leves e frescas, que promovem maior conforto à futura mãe.

De acordo com Pâmella Leal, é preciso que haja uma reaplicação regular de filtro solar na pele, para protegê-la dos raios ultravioletas e evitar os temidos melasmas – pigmentação escurecida comumente associada à gestação, que acomete a região fácil, extrafacial e também pode afetar braços, pescoço e colo.

“Durante a gravidez, a produção de melanina é potencializada, aumentando as chances de aparecimento de manchas, principalmente no rosto. Utilize protetor solar a cada duas horas”, explicou. (Com informações da Prefeitura de Vitória)