TEMAS GERAIS

Anvisa atualiza normas de vigilância em portos e aeroportos

Anvisa atualizou as regras de vigilância epidemiológica em portos e aeroportos brasileiros.

Em 11/10/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Em nota, a Anvisa destacou que tais medidas devem ser adotadas por administradores de portos e aeroportos brasileiros e também por companhias de transporte aéreo e marítimo que atuam nessas localidades.


Siga @CCNEWSFM no Instagram

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou as regras de vigilância epidemiológica em portos e aeroportos brasileiros. Na prática, a norma, aprovada pela diretoria colegiada esta semana, trata de medidas para reduzir o risco de entrada e disseminação de doenças no país, por viajantes e mercadorias.

>> STF julga resolução de fechamento de manicômios judiciários

Em nota, a Anvisa destacou que tais medidas devem ser adotadas por administradores de portos e aeroportos brasileiros e também por companhias de transporte aéreo e marítimo que atuam nessas localidades. A previsão da agência é que as regras sejam publicadas ao longo dos próximos dias.

“Recentemente, algumas situações necessitaram de medidas de rígido controle e vigilância epidemiológica. Como exemplos, podemos citar os casos importados de sarampo e a emergência em saúde pública de importância internacional (ESPII) da nova variante do vírus causador da mpox na África.”

Mudanças

Entre as mudanças anunciadas está a exigência de planos de contingência pelos administradores de portos e aeroportos. “Agora, esses planos devem ser testados anualmente, em pontos de entrada estratégicos”.

A agência informou ainda ter simplificado atividades de detecção, resposta inicial e avaliação de riscos para viajantes com condições clínicas que não representem riscos para a saúde pública. 

“O objetivo, nesse caso, é destravar operações que antes aguardavam liberação da Anvisa”.

A nova norma também revoga a centralização de emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) na Anvisa. O documento serve como comprovante de imunização para uma série de doenças e, atualmente, é emitido pelo Meu SUS Digital. (Por Paula Laboissière/Agência Brasil)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
STF julga resolução de fechamento de manicômios judiciários
Terceiro voo da FAB traz mais 217 pessoas do Líbano
Sejus entrega brinquedos produzidos no sistema prisional
Prestadoras são notificadas pela Anatel para liberar o X
Sejus produz polvos de crochê para tratamento de bebês
Alexandre de Moraes determina desbloqueio do X no Brasil
Cesan realiza manutenções preventivas no abastecimento
Segundo voo da Operação Cedro chegou hoje em São Paulo

TAGS:
ANVISA | NORMAS | VIGILÂNCIA | PORTOS | AEROPORTOS