SAÚDE
Anvisa certifica profissionais da Vigilância Sanitária de Vitória
Vitória segue ampliando a qualificação de profissionais para otimizar atendimentos de saúde
Em 27/06/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A capacitação, no formato EAD, teve duração de 100 horas e contou com videoaulas, seminários e consultorias virtuais, além de duas tutorias presenciais que aconteceram na Escola Técnica do SUS de Vitória (ETSUS).
Vitória segue ampliando a qualificação de profissionais para otimizar os atendimentos de saúde na capital. Na manhã desta segunda-feira (26), a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, recebeu os sete profissionais da Vigilância Sanitária de Vitória (Visa) que concluíram o Curso Preparatório para Implantação de Sistema de Gestão da Qualidade no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa. Com essa capacitação, os profissionais serão os responsáveis por preparar o setor da Vigilância Sanitária para receber certificações internacionais, como a ISO 9001/2015.
"Nossa gestão acredita no desenvolvimento socioeconômico por meio da qualificação e do ensino. E num mercado cada vez mais competitivo, ter uma vigilância sanitária certificada é um diferencial para os setores produtivos de Vitória", afirma Magda.
Para a subsecretária de Atenção à Saúde, Fabrícia Forza, essa qualificação representa o investimento cada vez maior em ações educativas.
"É gratificante fornecer como serviço de saúde informações e instruções que vão impactar na qualidade de vida de todos na nossa cidade", declara.
Para a gerente da Vigilância em Saúde de Vitória, Geane Sobral, a atual certificação permitirá maior padronização nas formas de trabalho, melhorando a qualidade e o tempo de resposta.
"É um instrumento que vai auxiliar tanto os empreendedores de Vitória quanto os gestores e trabalhadores da Vigilância", afirma.
"Ter uma Vigilância Sanitária certificada é fundamental tanto para o empreendedor, que irá receber a fiscalização e ter seu licenciamento dentro dos padrões de qualidade, quanto para o cidadão que terá cada vez mais a prevenção e proteção à saúde sendo potencializada. A certificação é uma meta prevista no Plano Municipal de Saúde 2022-2025", disse o gerente da Vigilância Sanitária de Vitória, Alexandre Lorencete.
Certificação
O Curso Preparatório para Implantação de Sistema de Gestão da Qualidade no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária é fruto de uma parceria entre a Anvisa e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), cuja certificação é emitida pela Faculdade de Educação e Ciências da Saúde (FECS) do HAOC.
A capacitação, no formato EAD, teve duração de 100 horas e contou com videoaulas, seminários e consultorias virtuais, além de duas tutorias presenciais que aconteceram na Escola Técnica do SUS de Vitória (ETSUS). (Secom/PMV)
Leia também:
> Linhares oferece atendimento odontológico domiciliar
> Pesquisa: 52% dos brasileiros não fazem atividades físicas
> Anvisa aprova novo tratamento contra a dermatite atópica
> Especialista orienta sobre como eliminar a gordura do fígado
> Hospital Rio Doce inaugura nova UTI e amplia atendimento
> Vacinação sem agendamento neste final de semana na Serra
> Linhares vai vacinar população contra gripe e Covid-19
> Linhares: Cefil já realizou mais de 3 mil sessões de fisioterapia
> Linhares: Cuidados com a saúde bucal é tema de projeto
> Serra abre agendamento para vacinação nesta quinta (22)
> Vacina contra a dengue chega ao Brasil na próxima semana
TAGS: VITÓRIA | QUALIFICAÇÃO | SAÚDE | PROFISSIONAIS | ATENDIEMNTOS