SAÚDE

Anvisa proíbe produtos à base de alulose, um tipo de adoçante

A Anvisa proibiu a comercialização, a distribuição e o uso de produtos à base de alulose

Em 26/12/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil

A proibição ocorreu porque a alulose não consta da lista de substâncias autorizadas pela Anvisa para o uso como adoçante ou ingrediente alimentar no Brasil.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, a distribuição, a importação, a propaganda e o uso de produtos à base de alulose, uma espécie de adoçante, da empresa Sainte Marie Importação e Exportação. A medida foi publicada no Diário Oficial da União da última segunda-feira (22).

A proibição ocorreu porque a alulose não consta da lista de substâncias autorizadas pela Anvisa para o uso como adoçante ou ingrediente alimentar no Brasil.

De acordo com a agência, todos os alimentos ou ingredientes novos, ou seja, sem histórico de consumo no Brasil, devem ser submetidos à aprovação da Anvisa.

Na análise técnica, a Anvisa avalia se o processo de fabricação do novo ingrediente ou alimento não induz ou concentra substâncias que façam mal à saúde ou não extrapolam os níveis considerados seguros para a população. (Por Isabela Vieira/Agência Brasil)

Leia também:

Vacinação acontece sábado (27) em shopping de Vila Velha
Cariacica abre 1º agendamento com vagas para consultas
Saúde abre 350 vagas para procedimento de vasectomia
Inscrições abertas para 1ª ação de doação de sangue de 2026
1 em cada 5 brasileiros já usou drogas ilícitas, aponta estudo

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET