SAÚDE

Após chuvas, fique atendo aos focos do mosquito da dengue

Secretaria de Saúde de Anchieta reforça a importância das ações de combate ao mosquito

Em 01/11/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Gercom/PMA

Entre as medidas essenciais para controlar a proliferação do mosquito está a eliminação de água parada em qualquer tipo de recipiente.


Siga @CCNEWSFM no Instagram

A Secretaria de Saúde de Anchieta reforça a importância das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya –, especialmente após as recentes chuvas que aumentam a possibilidade de focos do mosquito em áreas com água parada. A população deve redobrar a atenção, evitando o acúmulo de água em recipientes como vasos de plantas, pneus, garrafas e qualquer outro objeto que possa servir de criadouro para o inseto.

>> Investimento do Governo ES amplia atendimento para autistas

Entre as medidas essenciais para controlar a proliferação do mosquito está a eliminação de água parada em qualquer tipo de recipiente. É fundamental também que a população receba os agentes de endemias durante as visitas domiciliares, pois eles desempenham um papel importante na inspeção e eliminação de possíveis focos.

A Secretaria de Saúde lembra ainda que, conforme legislação municipal, a recusa em permitir a entrada dos agentes de combate ao mosquito nas residências pode gerar multas ao proprietário do imóvel. Os valores variam entre R$ 451,44 e R$ 1.789,09, aplicáveis em imóveis onde forem encontrados dois ou mais focos ou em casos de reincidência.

Para confirmar ou remarcar a visita do agente de endemias, os cidadãos podem entrar em contato com a Vigilância Ambiental pelo telefone (28) 99276-9563. A coordenação da Vigilância, sob a responsabilidade de Alessandra Thompson, está à disposição para fornecer o nome do servidor escalado para o atendimento.

A população também pode utilizar o telefone da Vigilância Ambiental para informar sobre a presença de focos de Aedes aegypti. Com a colaboração de todos, é possível manter a saúde pública protegida e prevenir a transmissão de doenças graves. (Gercom/PMA)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Investimento do Governo ES amplia atendimento para autistas
Cerca de 77 mil mulheres aguardam mamografia pelo SUS
Viana oferece serviços odontológicos gratuitos em todas US
Ministros debatem soluções integradas para desafios da saúde
Vitória abre 3,4 mil vagas para vacinação nesta quinta (31)
US ofertam serviços para Profilaxia Pré-Exposição ao HIV
Serra abre novas vagas para agendamento de vacinas
Auriculoterapia: Cariacica oferece tratamento alternativo
Brasil quer criar coalizão para produção regional de vacinas

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET