SAÚDE
Aracruz atinge meta de cobertura vacinal pactuada pelo MS
Aracruz atingiu meta de cobertura vacinal de imunizantes pactuada pelo Ministério da Saúde
Em 20/12/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
As vacinas são responsáveis pela sobrevivência de gerações e, ao longo do tempo, se tornaram imprescindíveis para a erradicação de diversas doenças ou mesmo a diminuição da incidência de algumas delas, a exemplo da gripe, varíola, caxumba, poliomielite, sarampo e covid-19.
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria da Saúde (Semsa), atingiu a meta de cobertura vacinal de imunizantes infantis como: HB, BCG, Pentavalente, Poliomelite, Pneumo 10, Rotavírus, Meningo C, Hepatite A e Tríplice Viral. A gestão celebra o resultado e reforça a importância da imunização contra diversas epidemias. As vacinas são responsáveis pela sobrevivência de gerações e, ao longo do tempo, se tornaram imprescindíveis para a erradicação de diversas doenças ou mesmo a diminuição da incidência de algumas delas, a exemplo da gripe, varíola, caxumba, poliomielite, sarampo e covid-19.
>> Boletim da Fiocruz indica alta de casos de covid-19 no país
A cobertura da BCG que previne tuberculose está em 97,80% (a meta é de 90%); a cobertura da Pneumo 10, está em 101,50% (a meta é de 95%), a cobertura da Hepatite A está em 103,23 e a tríplice viral, que previne sarampo, caxumba e rubéola, está em 105,04% (ultrapassando a meta que é de 95%). Já a HB atingiu 97,48% de cobertura, a Pentavalente 97,32%, a Poliomelite que previne a paralisia infantil atingiu 97,09% de cobertura, a Rotavírus atingiu 99,29% e a Meningo C, 98,35% de cobertura.
“O alcance positivo dessas vacinas se dá através do empenho e dedicação da equipe. Além de disponibilizar as vacinas em todas as 18 Unidades de Saúde do município, a Semsa criou estratégias para facilitar o acesso aos imunizantes. A cobertura vacinal continua sendo um desafio para os municípios brasileiros, sobretudo em função da disseminação de notícias falsas. Com o Programa Nacional de Imunizações, temos um calendário vacinal que contempla crianças, adultos e idosos, para garantir que muitas doenças imunopreveníveis permaneçam sob controle. Porém, faz-se necessário o protagonismo da população no que se refere ao autocuidado na prevenção de doenças. Garantir a situação vacinal atualizada é primordial”, orienta Valquíria Scarpati, gerente da Vigilância em Saúde da Semsa.
A secretária de Saúde, Roseane Scarpatt, parabeniza toda equipe pelo trabalho que vem sendo feito com dedicação na cidade.
“Nós ficamos muito felizes em saber do trabalho constante que é feito e o zelo que os servidores da Saúde têm pela população. Chegar a 100% de cobertura pactuada do Ministério não é para qualquer Município. Quero agradecer a todos os profissionais envolvidos pelo êxito nas metas das vacinas pactuadas. Graças a Deus conseguimos alcançar nossas coberturas vacinais. As crianças agradecem a cada um de vocês pela enorme contribuição em favor da saúde da população”.
O prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho, também compartilhou o sentimento de gratidão pelo trabalho desenvolvido por toda equipe da Secretaria de Saúde.
“Atingimos a meta pactuada. Essa meta podemos dizer que foi com muito sacrifício, mas quando se trabalha em equipe vencemos as adversidades e os resultados passam a ser positivos. A Secretaria de Saúde está de parabéns, estamos realizando o nosso dever de casa, vacinar nossas crianças. Agradecer é pouco, primeiramente a Deus e depois a todos que contribuíram com esse objetivo. Vamos continuar com missão, cuidando com carinho e atenção das nossas crianças e de toda população aracruzense, imunizando-as”, destacou o prefeito. (Por Alessandra Mesquita-Secom/PMA)
Leia também:
> Boletim da Fiocruz indica alta de casos de covid-19 no país
> Saiba como identificar o maruim, vetor da Febre Oropouche
> Vitória abre 2,3 mil vagas para vacinação com agendamento
> Rússia anuncia uma vacina contra o câncer para 2025
> Guarapari inova na saúde com o lançamento do CONSUS
> Vitória abre salas de hidratação para pacientes com dengue
> A cada 100 pessoas que têm tétano, cerca de 30 morrem
> OperaES ultrapassa meta para cirurgias e projeta avanços
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET