SAÚDE
Aracruz dá início às atividades do Programa Saúde na Escola
PSE atua em Aracruz desde 2009 contribuindo para o pleno desenvolvimento dos estudantes
Em 28/02/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Durante o encontro foram apresentados os Grupos de Trabalho Intersetorial Municipal (GTIM) e de Gestores Escolares (GGE) que se encontravam presentes, além das diretrizes do PSE, as ações de combate à dengue e o Plano de Ação.
Siga o CORREIOCPIXABA no Instagram e concorra a ingressos para o show de Cesar Menotti & Fabiano no Steffen
A Prefeitura de Aracruz, por meio das Secretarias de Assistência Social (Semas), Educação (Semed) e Saúde (Semsa), promoveu na tarde desta terça-feira (27), no auditório do Ifes, a 1ª Reunião Geral do Programa Saúde na Escola (PSE). O evento, que contou com as presenças da secretária Jenilza Spinassé (Semed) e da subsecretária da Semsa, Juliana Baioco, teve como público-alvo gestores escolares, equipe de psicólogos e assistente sociais (PAS), técnicos do CRAS, enfermeiros e dentistas da ESF, psicólogos e nutricionistas.
>> Arena Jacaraípe terá testes grátis de hepatites virais no sábado
A secretária Jenilza deixou uma mensagem de boas vindas aos presentes, ressaltando a importância do trabalho em rede.
“Esse é um dia muito importante para todos nós, que buscamos esse trabalho em rede, unindo assistência social, educação e saúde, que ajudam a cuidar do local onde a gente trabalha. Hoje iniciamos a desenvolver esse trabalho que é de todos. Temos o exemplo da epidemia da dengue, cuja situação é caótica em todo país. O número de pessoas internadas e com risco de morte é muito alto. E para combater isso precisamos de ações simples e coletivas, que começam com o cuidado na casa de cada um. Por isso, a partir de hoje, estamos convidando e fazendo um apelo a vocês para multiplicarem esse movimento e voltarmos a ter paz. Esse é o papel do PSE, integrar e levar a população a se mobilizar, fazendo uma rede de proteção, reunidos em um cronograma”, destacou.
Durante o encontro foram apresentados os Grupos de Trabalho Intersetorial Municipal (GTIM) e de Gestores Escolares (GGE) que se encontravam presentes, além das diretrizes do PSE, as ações de combate à dengue e o Plano de Ação. As apresentações ficaram por conta da psicóloga Juliana Monteiro e da enfermeira Lívia Roni Pignaton. Dentre as temáticas, destaque para a saúde ambiental, a promoção da atividade física e a cultura de paz e direitos humanos; a alimentação saudável; prevenção da obesidade, das violências, dos acidentes, de doenças negligenciadas, do uso de álcool, tabaco e outras drogas, saúde bucal, auditiva, ocular e mental, além da prevenção à covid-19.
O PSE atua em Aracruz desde 2009 contribuindo para o pleno desenvolvimento dos estudantes da educação básica da Rede Municipal de Ensino, por meio da articulação entre os profissionais do GTIM, que ofertam serviços em um mesmo território, visando propiciar a sustentabilidade das ações a partir da conformação de redes de corresponsabilidade. (Por Renato Lana de Faria-Secom/PMA)
Leia também:
> Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
> Arena Jacaraípe terá testes grátis de hepatites virais no sábado
> Fiocruz dobra produção da vacina contra a febre amarela
> Brasil já registra metade dos casos de dengue de 2023
> Combate à dengue: orientações estão sendo realizadas UBS
> Brasil se aproxima de 1 milhão de casos prováveis de dengue
> ES dá início à vacinação contra dengue na Região Metropolitana
> Aracruz recebe primeiro lote de vacinas contra a dengue
> PMV: Mutirão contra a dengue vistoriou mais de 600 imóveis
> Aracruz promove mutirão de consultas oftalmológicas
> Entenda por que hemorragia não é principal sintoma da dengue
TAGS: ARACRUZ | ATIVIDADES | PROGRAMA | SAÚDE | ESCOLA