SAÚDE

Arraiá da Saúde movimentou 14 US em Vitória neste sábado (08)

O Arraiá da Saúde de Vitória seguirá até o final do mês junho, serão quatro sábados seguidos.

Em 08/06/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Jansen Lube/PMV

As ações do Arraiá da Saúde aconteceram em 14 unidades de saúde de Vitória, sendo oferecidos atendimentos odontológicos, coleta de preventivo, teste rápido de IST, vacinação, consultas médicas e exames laboratoriais.


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

Com muita animação e no clima junino, a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Saúde de Vitória (Semus), iniciou, neste sábado (8), o Arraiá da Saúde.

A abertura aconteceu na Unidade de Saúde de Maruípe e contou com a presença do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, da secretária de Saúde, Magda Lamborghini, lideranças comunitárias e equipe da US.

“Hoje estamos aqui promovendo saúde pública de qualidade. Vitória já tem a melhor saúde pública do Brasil, a saúde mais bem avaliada, e hoje estamos com atendimento em diferentes unidades. Atendimento rápido, tranquilo e de qualidade. Seguimos cuidando da vida de todos da nossa capital", disse o prefeito.

As ações aconteceram em 14 unidades de saúde, sendo oferecidos atendimentos odontológicos, coleta de preventivo, teste rápido de IST, vacinação, consultas médicas, exames laboratoriais, entre outros.

A secretária municipal de Saúde, Magda Lamborghini, disse que o Arraiá da Saúde seguirá até o final do mês junho, serão quatro sábados seguidos.

“Aproveitando a festividade do mês de junho, iniciamos hoje o Arraiá da Saúde. Essa ação seguirá até o final do mês, serão quatro sábados seguidos. Hoje estamos com 14 unidades abertas, mais a clínica odontológica Unique Mall, lá em Jardim Camburi. O objetivo é promover ações de saúde, facilitando o acesso e dando maior comodidade à população. As ações em um sábado são fundamentais para que as pessoas possam ter a oportunidade de vir tratar da sua saúde sem perder suas atividades diárias no meio da semana.”

Acompanhada do filho, de três anos, a munícipe Ana Paula compareceu na unidade de saúde de Maruípe para checar a situação de vacinação do pequeno. No local, ela foi informada que as vacinas dele estavam em dia e não precisaria de nenhuma dose.

“Fiquei sabendo dessa ação através de uma amiga, resolvi vir para saber se tinha pendências na vacinação do meu filho, mas está tudo certo. Fiquei até mais aliviada, pois são tantas que às vezes a gente acaba se perdendo.”

Dona Inês Rocha, 90 anos, foi até a unidade de saúde para aferir a pressão. A munícipe aproveitou a oportunidade para agradecer à equipe da unidade pelo atendimento e pelo cuidado.

“Hoje as coisas são mais fáceis, muitas pessoas para cuidar da gente e pessoas que se preocupam. Cuidar da saúde é importante, nos permite chegar a uma velhice forte e consciente. Espero que essas pessoas continuem assim, cuidando com carinho das pessoas idosas.”

Na unidade do bairro Consolação, a munícipe Nicole Vitória estava com três vacinas pendentes. No local, ela foi orientada pela equipe sobre a necessidade das três doses. “Hoje eu vim aqui com meu pai e fui informada que deixei de tomar três vacinas, hoje eu vou tomar elas. Estou nervosa, mas sei que é para o meu bem”, disse.

Durante os sábados do mês de junho, serão ofertados mais de 25 mil atendimentos para os moradores de Vitória, como a realização de mutirões de oftalmologia, cardiologia e fisioterapia, atendimento médico, atendimento odontológico, realização de testes rápidos de IST, pesagem do Bolsa Família, coleta de preventivo, vacinação humana, evento de adoção de animais, vacinação antirrábica, visitas domiciliares, orientação ao exercício físico, inserção de DIU, entre outros.

As ações de prevenção e promoção à saúde seguem durante o mês de junho.

Programação

Sábado (15/06) Unidades de Saúde Resistência, Maria Ortiz, Bairro da Penha, Itararé e Santa Luiza. Mutirão de Oftalmologia, Dermatologia, Endoscopia e Colonoscopia na Santa Casa e Mutirão de Odontologia, Fisioterapia, Reumatologia e Ecocardiograma no Centro Municipal de Especialidades (atendimento previamente agendado pela Central de Regulação de Vitória).

Sábado (22/06) Unidades de Saúde Jabour, Santa Martha, Andorinhas, Praia do Suá e Forte São João. Mutirão de fisioterapia na Clínica Evoluir (atendimento previamente agendado pela Central de Regulação de Vitória).

Sábado (29/06) Unidades de Saúde Fonte Grande, Santo André, Jesus de Nazareth, Consolação e Ilha do Príncipe.

Mamografia
Além dessas ações, o município também realizou um mutirão de mamografia na Clínica Multi Imagem. Foram oferecidos 200 exames para a detecção precoce do câncer de mama.

“Em paralelo com as ações do Dia D, hoje também foi dia de cuidar da saúde da mulher. Uma equipe preparada esteve a postos para receber as pacientes e prestar todo o atendimento necessário”, disse a secretária Magda Lamborghini.

A moradora de Vitória, Elisa Lourenço, o exame de mamografia é algo que ela esperava para daqui a 6 meses e aconteceu mais rápido do que imaginei. .

"Quando eu recebi a ligação, não acreditei. Algo que eu esperava para daqui a 6 meses aconteceu mais rápido do que imaginei. Esse atendimento em um dia de sábado é ótimo, porque na correria da semana eu não tenho tempo. Às vezes, tem que faltar trabalho para tratar questões médicas; dessa vez, não foi necessário."

Assim como Elisa, as munícipes Marlete Carvalho e Maria Rita puderam realizar o exame em um dia em que os compromissos do dia não foram atingidos.

"Todo ano eu faço o exame, é importante estar em dia com a saúde, ainda mais nós mulheres. Eu acordei cedo, fiz o exame e fui liberada, simples e rápido. A escolha do dia foi fundamental, pois não precisei me ausentar do trabalho para estar aqui", disse Maria Rita.

Vitória ampliou a oferta de mamografias. Atualmente, são ofertados 10.320 exames. Com o novo contrato, houve um aumento de 69,97% na oferta de mamografias, com 17.028 exames por ano. O valor do investimento é de R$ 750 mil.

Leia também:

Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
US vão abrir as portas para receber a população neste sábado
PML terá Dia D da campanha de vacinação contra poliomielite
Dia do teste do pezinho destaca prevenção de doenças em RN
PMVV: Dia D contra Poliomielite terá nove postos de vacinação
Inscrição para 2ª etapa do Revalida começa nesta sexta (7)
Cariacica leva exames para marisqueiras de Mangue Seco
Serra abre novas vagas para vacinação nesta quinta (6)
Cachoeiro supera índice de abastecimento de medicamentos
Brasil pode retomar certificação de país livre de sarampo
Serra terá Dia D de vacinação contra a poliomielite no sábado

TAGS:
UNIDADES DE SAÚDE | POPULAÇÃO | VITÓRIA | ARRAIÁ | ATENDIMENTO