CENÁRIO EMPREENDEDOR
As conseqüências das decisões erradas.
Executivos não podem depender apenas do instinto ou da intuição para tomar decisões.
Em 29/07/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Saber o que está por vir é tão importante para aqueles que tomam decisões em empresas de pequeno ou médio porte quanto para os presidentes das grandes empresas. A conseqüência de tomar uma decisão errada pode levar a empresa a perder oportunidades, vendas, participação de mercado, ou até à falência.
A aceleração no desenvolvimento tecnológico e o crescimento do comércio global mostram que o ambiente de negócios se transformou. Executivos não podem depender apenas do instinto ou da intuição para tomam decisões estratégicas que determinam os rumos dos negócios.
Daí a importância da utilização da Inteligência Competitiva (IC), um eficiente programa sistemático de coleta e análise de informações sobre as atividades dos competidores e tendências gerais dos negócios.
Estou me referindo a uma disciplina necessária e ética para a tomada de decisões baseadas na compreensão, tanto do ambiente competitivo atual, como o futuro. Tomadores de decisões afirmam que a utilização do programa da Inteligência Competitiva agrega valor à coleta de informações e ao planejamento estratégico, ajudando eficazmente no processo decisório.
As práticas de conhecimentos da inteligência militar trouxeram um conjunto de conceitos e visões alcançadas ao longo de tempos, estimulando enormemente o surgimento, aperfeiçoamento e avanço da Inteligência Competitiva nas empresas.
Num papo com Luiz Alberto Ferla, presidente da Knowtec, ele diz que a Inteligência Competitiva Setorial é feita sob a ótica de tornar todo um setor, ou um grupo de empreendimentos, mais competitivo e capaz de superar os desafios impostos pela globalização. Não desenvolve uma metodologia para uma única empresa, e sim, para todo um segmento. A tecnologia vem ajudando, principalmente as micro e pequenas empresas a decidir com segurança, reduzindo ameaças, maximizando oportunidades e resultados.
Autor:
Prof. José Luiz Mazolini
Sobre o autor:
É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e conferencista. www.mazoliniconsultoria.com.br - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br – professormazolini@gmail.com.