SAÚDE

Atendimento oftalmológico gratuito para estudantes de Cariacica.

O programa já beneficiou mais de 20 mil alunos da rede municipal de ensino.

Em 10/08/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O programa Ver e Viver, voltado para o diagnóstico de problemas visuais em alunos da rede municipal de ensino de Cariacica, entra em sua reta final. As últimas consultas oftalmológicas aos estudantes tiveram início no último dia 4 e seguirão nos dias 11, 13 e 18 deste mês, no Centro de Promoção à Saúde da ArcelorMittal Cariacica, sempre às 13h. Realizados desde maio, os atendimentos serão feitos em 311 estudantes das três escolas de Cariacica que participam do programa.

 

Nesta edição, estão sendo beneficiados estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Professor Cerqueira Lima, localizada no bairro Jardim América; Valdeci Cezario, de Vila Rica; e Manoel Pedro Rocha, do bairro São Francisco.

 

De acordo com a analista de Comunicação da ArcelorMittal Cariacica, Paloma Moreno, mais de 1.200 alunos passaram pela triagem no início desta edição do programa. A seleção foi realizada por professores que integram as salas de recursos multifuncionais, responsável pelo atendimento educacional especializado.       

 

Além das triagens e das consultas, o programa Ver e Viver inclui a capacitação dos professores do município para atuarem nos testes de acuidade visual e a entrega gratuita dos óculos que, neste ano, ocorrerá no mês de setembro. Em 15 anos de existência em Cariacica, o programa já beneficiou mais de 20 mil alunos da rede municipal de ensino, realizou mais de 3 mil consultas e doou cerca de 1500 óculos.

 

O mérito principal da ação está na melhoria do desempenho escolar dos estudantes, que, após receberem os óculos, melhoram o aproveitamento obtendo novas perspectivas em relação ao aprendizado. O programa é realizado pela ArcelorMittal Cariacica em parceria com a Fundação ArcelorMittal Brasil, as secretarias de Educação e Saúde de Cariacica, oftalmologistas e óticas do município.

 

Por Ascom/ArcelorMittal Cariaicica