POLÍTICA CAPIXABA
Audifax Barcelos lidera com 35,4% das intenções de voto
No dia 6 de outubro, mais de 360 mil eleitores vão escolher o nome do novo prefeito da Serra.
Em 27/09/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Ex-prefeito e candidato à Prefeura da Serra, Audifax Barcelos (PP), aparece no topo e com folga em 35,4% das intenções de voto. Pesquisa Futura traz também possíveis cenários de segundo turno.
Siga o Portal @CORREIOCAPIXABA no Instagram
No dia 6 de outubro, mais de 360 mil eleitores vão escolher o nome que estará à frente da prefeitura da Serra nos próximos anos. Para compreender os anseios da população, a Futura realizou mais uma pesquisa de intenções de voto na última quarta-feira (25) e não deixou dúvidas: o clamor da Serra é por Audifax Barcelos (PP)!
>> Lorenzo Pazolini propõe ampliar investimentos na Educação
O candidato lidera sozinho e com folga, protagonizando 35,4% das intenções de voto, enquanto os dois candidatos na sequência aparecem tecnicamente empatados. O deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos) está com 20,4% das intenções de voto, enquanto Weverson Meireles (PDT), apoiado pelo atual prefeito Sério Vidigal (PDT), figura com 17,9%. Dentro da margem de erro, de 4 pontos percentuais para mais e para menos, eles estão empatados.
Audifax Barcelos costuma dizer que “a cidade é como um livro, mas que se lê andando”. E, desse livro, a Serra parece reconhecer que ele é autor de passagens importantes.
Audifax é o grande responsável por entregar à cidade obras estruturantes, como o Hospital Materno-Infantil; o Contorno do Mestre Álvaro; o Parque da Cidade; a Rotatória do Ó; a UPA de Castelândia, entre outras grandes conquistas. Em 2018, em sua gestão, a Serra foi declarada a cidade mais transparente do Brasil, pela Controladoria Geral da União (CGU). São essas as referências que a população deseja retomar!
Ainda sobre a pesquisa, o candidato do PT, Professor Roberto Carlos, atingiu 3,2%, Igor Elson (PL) 2,9%, e Wylson Zon (Novo) 0,6% das respostas dos entrevistados. Brancos e nulos foram 3,9%, e não souberam ou não responderam 15,8%.
Espontânea
A pesquisa também buscou respostas espontâneas dos entrevistados, ou seja, sem apresentar os nomes que estão na disputa.
Afirmaram que votariam em Audifax 24,6% dos entrevistados, em Muribeca 16,3%, e em Weverson Meireles 12,8%.
Roberto Carlos figurou com 1,7% das respostas, e Igor Elson com 1,5%. Outros candidatos que não estão registados no TSE foram citados por 6,4% dos eleitores. Brancos e nulos somaram 3,2%. O número de indecisos continua alto: 33,5%.
Deixa a Serra Falar!
Não tem jeito! O resultado das pesquisas se confirma nas ruas.
A recepcionista de Vista da Serra I, Katiane Pereira Ribeiro, disse que confia no Audifax Barcelos.
“No Audifax a gente confia, porque a gente sabe que ele faz. A história dele com a Serra é de longa data!”
Luzia dos Santos, autônoma que mora em Jardim Carapina, já decidiu acompanhar a tendência da cidade.
“Eu vou votar no Audifax porque não quero desperdiçar meu voto. Cheguei há pouco na cidade e percebo que ele é a aposta de todos. Eu voto em quem vai ganhar!”
Já Lucilene dos Santos Anjos, cuidadora de Idosos de Parque Residencial Mestre Álvaro, ressaltou a performance de Audifax na saúde.
“A Serra piorou muito na saúde nos últimos anos. Uma dificuldade danada para conseguir consulta e nosso hospital infantil não funciona direito. Com Audifax era muito melhor e voltará a ser.”
Alan Rodrigues, gerente de posto de combustível em Cidade Continental (Ásia) ressaltou o candidato como melhor gestor.
“Audifax é preparado, equilibrado e experiente. Ele oferece estabilidade para o empresário e credibilidade a novos investidores.”.
O motorista Ademilton Nascimento Barbosa, morador de Vista da Serra 2, também mencionou a atuação de Audifax para a educação do município.
“Precisamos de mais creches! Umas 20 aqui na Serra eu sei que foi ele quem fez! A gente precisa da tranquilidade de ter os meninos num lugar seguro pra poder trabalhar. A cidade está crescendo e precisa de um administrador comprometido!”
Segundo turno
A amostragem também sugeriu aos eleitores entrevistados cenários de segundo turno na disputa à Prefeitura da Serra.
Pablo Muribeca teria vantagem contra Weverson Meireles, pois na pesquisa atual figura com 35,6% e o pedetista, 30,9%. Brancos e nulos foram 14,9%, e não souberam ou não responderam 18,6% dos entrevistados.
Já Audifax leva a melhor contra Muribeca, alcançando 53,9% das intenções de voto, frente a 30,8% do deputado estadual. Brancos e nulos somam na pesquisa atual da Futura 6,1%, e 9,2% dos entrevistados não souberam ou não responderam em quem votariam nesse cenário de segundo turno.
Em um confronto direto entre Audifax e Weverson, o ex-prefeito pontuou 49,23% e o candidato indicado por Vidigal, 29,2%. Brancos e nulos foram 10,9% e indecisos 10,7%.
Metodologia
Foram realizadas 600 entrevistas, por telefone assistido por computador, entre os dias 20 e 24 de setembro de 2024, com eleitores de 16 anos ou mais. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-09599/2024.
Leia também:
> Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
> Ferraço propõe solução para o trânsito no trevo do bairro IBC
> Lorenzo Pazolini propõe ampliar investimentos na Educação
> Caminhada de Arnaldinho 20 chega à Alecrim e Santa Rita
> Scaramussa denuncia vandalismo contra materiais de campanha
> TRE impugna pesquisa que compromete campanha de Zé Preto
> Luiz Paulo assina compromisso pela igualdade de gênero
> Léo apresenta propostas para a Educação em Anchieta
> Governador Casagrande reafirma apoio a Dorlei em Kennedy
TAGS: SERRA | AUDIFAX BARCELOS | PESQUISA | LIDERANÇA | FURURA