SAÚDE
Bicicleta e corrida: aliados da saúde e opções para feriado
Para aproveitar o ferido de Corpus Christi, muitos pais irão andar de bicicleta com os filhos ou dar uma corrida na praia.
Em 05/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Para aproveitar o ferido de Corpus Christi, muitos pais irão andar de bicicleta com os filhos ou dar uma corrida na praia. Mas, para praticar alguma atividade, é preciso ficar atento com a alimentação, no calçado adequado para a prática e observar sua avaliação física antes de iniciar a atividade.
Na avaliação do médico cardiologista da Secretaria de Estado da Saúde Edilson de Castro, a pessoa que vai praticar uma atividade física por lazer, que não terá uma intensidade maior, não é necessário procurar um médico antes. A exceção é para pessoas que já possuem fatores de risco, como hipertensão, diabetes, colesterol alto ou se já apresentou algum sintoma de evento cardíaco. Essa pessoa precisa fazer um acompanhamento com cardiologista antes de iniciar a atividade.
Caso contrário, se ela não apresenta fatores de risco, mas se durante a prática da atividade sentir dores, se sentir muito cansada e ofegante, ela deve reduzir a intensidade ou, dependendo do tipo de desconforto, parar a atividade e procurar um médico.
“Quando a pessoa vai fazer uma atividade física ao ar livre é importante observar o corpo e respeitar os limites, pois o corpo dá sinais. É preciso evitar testar seus limites antes de passar por uma avaliação cardiológica”, afirma.
O professor de educação física da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sesport), Bruno Campos, também orienta que o cuidado com a saúde deve vir em primeiro lugar e explica alguns pontos essenciais no ato da atividade. “Uma roupa leve, um tênis confortável e principalmente uma hidratação constante devem ser lembrados na hora de correr ou pedalar”, acrescenta.
Wander Costa, 66 anos, afirma que uma das coisas que mais gosta é pedalar. “Há seis meses comecei a pedalar e não vou parar mais. Estou com muito mais saúde do que antes e sinto minha autoestima lá em cima. Moro em Jardim da Penha, Vitória, e meu bairro acaba sendo o principal centro dos meus passeios”, conta Wander.
Em qualquer cidade é possível dar um passeio de bicicleta ou uma corrida no calçadão. Lembre-se sempre de manter os exames em dia.
Confira mais dicas para praticar de forma correta uma atividade física.
Alimentação
De acordo com a nutricionista do Programa Estadual de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Lívia Mannato, antes de praticar qualquer atividade física é importante estar alimentado e bem hidratado. Ela orienta que se a pessoa fizer a atividade física na parte da manhã, ela deve tomar antes o café da manhã, se for à tarde, também fazer um lanche antes de praticar a atividade.
“É importante que a pessoa esteja alimentada antes de fazer qualquer atividade que exercite o corpo. Além disso, deve tomar bastante líquido antes, durante e depois da atividade. Após o exercício, a pessoa também pode comer uma fonte de carboidrato e de proteína. A quantidade e o tipo de alimento vão depender do tipo de atividade praticada, do sexo e da idade da pessoa”, explica.
Dica de tênis
Para praticar uma atividade física também é preciso ficar atento ao tipo de calçado a ser utilizado. No caso de corrida ou caminhada, o ortopedista Ruy Rocha Gusman, do Hospital Estadual Dório Silva, recomenda que a pessoa tenha um tênis com amortecedor de calcâneo e contraforte rígido. Ele explica que o amortecedor de calcâneo fica localizado na parte de trás do tênis, bem embaixo do calcanhar. O contraforte rígido também fica na parte de trás do calçado, sendo uma parte mais resistente.
“Mesmo para pequenas atividades é importante ter um tênis com essas características. O tênis pode ser comprado em lojas de calçado, e a escolha de marca ou modelo vai de acordo com o gosto da pessoa, mas é importante que o tênis tenha essas características”, afirma o médico.
Fonte:Secom ES