NEGÓCIOS

Bolsa cai 2% após "adeus" de Levy e decisão do impeachment.

Por volta das 10h35 quase todas as 64 ações do índice operavam em queda.

Em 18/12/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O principal índice da bolsa brasileira, Ibovespa, caía 2% na manhã desta sexta-feira (18) com o mercado reagindo as notícias políticas. Por volta das 10h35 quase todas as 64 ações do índice operavam em queda, somente os papéis da Ecorodovias subiam, com alta de 10%.

Na quinta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) contrariou a decisão de Luiz Edson Fachin e deixou ao Senado a decisão sobre o processo de impeachment.

Além disso, ontem ànoite o ministro da fazenda, Joaquim Levy, participou da reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) em tom de despedida

Levy

Na reunião do CMN, Levy concluiu seu discurso dizendo: "Talvez não esteja aqui em janeiro..." Além disso, em entrevista ao jornal Estadão, Levy se referiu ao fim do ano legislativo como se isso marcasse o fim de sua missão no governo.

"O governo só fala do fiscal. Por quê? Eu não sei. Nunca entendi. Parece que tem medo de reforma, não quer nenhuma reforma", criticou o ministro em entrevista.

Impeachment

O STF decidiu inviabilizar o processo de impeachment tocado pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Ficou decidido que a Comissão Especial da Câmara só pode ser formada por indicados por líderes de partidos, inviabilizando quaisquer chapas avulsas, e que a votação para escolha destes representantes deve ser sempre aberta.

Os ministros do Supremo também aprovaram a possibilidade de o Senado recusar a abertura de um processo de impeachment mesmo após a Câmara autorizar a instauração.

Conforme esse entendimento, só por decisão dos senadores, e não dos deputados, a presidente poderia ser afastada do cargo, por até 180 dias, até o julgamento final sobre seu mandato, também a cargo do Senado.

Fonte: Exame