SAÚDE
Cachoeiro alerta para o aumento de casos de Covid-19
Semus de Cachoeiro alerta a população para o aumento do número de casos de Covid-19
Em 07/11/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Seguindo a tendência observada no estado do Espírito Santo, o número de casos positivos de Covid-19 em Cachoeiro cresceu nos últimos meses, totalizando 1.169 incidências confirmadas entre janeiro e outubro.
A Prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), alerta a população para o aumento do número de casos de Covid-19 e recomenda reforçar as medidas de prevenção contra a doença.
Seguindo a tendência observada no estado do Espírito Santo, o número de casos positivos de Covid-19 em Cachoeiro cresceu nos últimos meses, totalizando 1.169 incidências confirmadas entre janeiro e outubro.
>> Linhares promove uma ação de combate ao câncer de boca
Frente a esse cenário, a Semus ressalta a importância da vacinação para o controle da doença. A imunização ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Policlínica Municipal “Bolívar de Abreu”.
Outra recomendação é se atentar aos sintomas e, em caso de febre, tosse, dor de cabeça, dor de garganta e coriza (sinais das síndromes gripais, em geral), ir a uma unidade básica de saúde ou de pronto atendimento.
Por orientação da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), o teste atualmente oferecido é o RT-PCR, considerado padrão ouro no Sistema Único de Saúde (SUS) por apresentar alta especificidade (acima de 95%), isso significa que o teste é capaz de identificar pessoas doentes entre aquelas com sintomas suspeitos para a doença investigada. O resultado é disponibilizado em até 24h.
Também é importante reforçar cuidados preventivos, como evitar aglomerações, lavar as mãos com água e sabão frequentemente, usar álcool 70% nas mãos e usar máscaras em locais fechados, principalmente se estiver com sintomas.
É recomendado, ainda, cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, manter ambientes ventilados e limpos, e isolar pessoas com diagnóstico positivo de covid-19 entre 5 e 7 dias – ou até o desaparecimento dos sintomas.
“Embora estejamos vivenciando um aumento do número de casos de Covid-19, não se trata de uma nova onda da doença. E para que este cenário seja controlado e a situação não se agrave, é imprescindível que a população busque o imunizante e fique atenta aos possíveis sinais da doença”, destaca Alex Wingler, secretário municipal de Saúde de cachoeiro.
Ações de vacinação
Para facilitar o acesso dos cidadãos ao imunizante contra a Covid-19 e outras doenças, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro realiza, regularmente, ações itinerantes de vacinação.
A mais recente delas, no último fim de semana, mobilizou 50 servidores em quatro pontos de imunização, em que foram aplicadas 643 doses. (Secom/PMCI)
Leia também:
> Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
> Linhares promove uma ação de combate ao câncer de boca
> Governo destina R$ 56,3 milhões ao Sistema de Transplantes
> Prefeitura de Viana divulga ações em alusão ao Novembro Azul
> Serra abre vagas para vacinação nesta segunda-feira (06)
> Cachoeiro vacina contra Covid e Influenza no fim de semana
> Aracruz realiza um mutirão de consultas oftalmológicas
> Cariacica terá vacinação neste final de semana no Shopping
> Novembro azul: Serra terá ações voltados a saúde do homem
> Novembro Azul: Sesa reforça cuidados com saúde do homem
> Serra terá vacinação sem agendamento neste feriadão
TAGS: SEMUS | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM | CASOS | COVID-19 | AUMENTO