CENÁRIO EMPREENDEDOR

Cachoeiro reforça importância da formalização para o MEI

A formalização traz uma série de benefícios sociais e previdenciários aos trabalhadores.

Em 16/04/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Márcia Leal/Divulgação/Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

Segundo o IBGE, o trabalhador informal é aquele que exerce atividades sem carteira assinada ou registro formal, como autônomos sem CNPJ, trabalhadores por conta própria sem contribuição ao INSS e trabalhadores familiares auxiliares


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), está incentivando os trabalhadores autônomos e informais do município a se formalizarem por meio da categoria de Microempreendedor Individual (MEI). A formalização traz uma série de benefícios sociais e previdenciários, além de abrir portas para novas oportunidades de crescimento e acesso ao mercado formal.

>> Feira de produtos da Páscoa começa nesta terça em Cachoeiro

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o trabalhador informal é aquele que exerce atividades sem carteira assinada ou registro formal, como autônomos sem CNPJ, trabalhadores por conta própria sem contribuição ao INSS e trabalhadores familiares auxiliares. Essa condição, embora permitida, priva o trabalhador de uma série de direitos garantidos a quem está regularizado, como aposentadoria, auxílio-doença e acesso a crédito facilitado.

Criada pela Lei nº 128/2008, a categoria de Microempreendedor Individual tem como objetivo justamente promover a formalização de pessoas que trabalham por conta própria, garantindo a esses profissionais um CNPJ, contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o acesso a benefícios como aposentadoria por idade ou invalidez, salário-maternidade e auxílio-doença.

Em Cachoeiro de Itapemirim, a Sala do Empreendedor, localizada no Shopping Cachoeiro (2º piso, em frente à escada rolante), é o principal ponto de apoio para quem deseja formalizar sua atividade, realizar alterações cadastrais ou atualizações no registro MEI.

Para ser atendido, é necessário comparecer ao local nos dias úteis, das 9h às 17h, levando os seguintes documentos:

  • Senha GovBr nível prata ou ouro;
  • IPTU do endereço da empresa;
  • Documento com foto e CPF.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jeancarlo Cypriano, destaca o papel fundamental da Sala do Empreendedor no apoio ao microempreendedor cachoeirense.

“A Sala do Empreendedor trabalha pra facilitar a vida dos Microempreendedores Individuais do nosso município, prestando um atendimento de excelência e solucionando os problemas que porventura surgirem. Precisamos que cada vez mais os trabalhos sejam divulgados para que os empreendedores tenham conhecimento e busquem atendimento”, informou.

A formalização por meio do MEI é um passo importante para a estabilidade profissional e o fortalecimento da economia local. Além de proporcionar segurança jurídica ao empreendedor, também contribui para o desenvolvimento econômico de Cachoeiro de Itapemirim, ampliando a base de arrecadação, gerando empregos e incentivando o crescimento de pequenos negócios. (Secom/PMCI)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Feira de produtos da Páscoa começa nesta terça em Cachoeiro
Atendimento ao cliente é tema de oficina gratuita na Serra
Cachoeiro vai promover feira de produtos da Páscoa
PMVV lança programa que conecta mulheres ao trabalho
Março tem condições especiais de crédito para mulheres
Procon Cariacica faz ação de orientação aos empreendedores
PMS: 36 mil atendimentos e 700 empreendedores capacitados

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET