SAÚDE

Campanha alerta para sintomas do câncer em crianças e adolescentes

Setembro Dourado alerta para importância da prevenção desde a infância.

Em 27/09/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: JM Online - Reprodução

Você sabia que, em 2019, cerca de 12.500 novos casos de câncer infanto-juvenil deverão ser registrados no Brasil? É o que aponta a estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA). No Espírito Santo, serão 230 novos casos. No país, assim como em países desenvolvidos, o câncer já representa a primeira causa de morte por doença na faixa etária entre 1 e 19 anos.

No Espírito Santo, a Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci) estimula o debate proporcionado pelo Setembro Dourado como forma de alertar pais e responsáveis para ficarem atentos aos primeiros sinais e sintomas da doença.

Cristiano Zanetta é o empresário que passou a dar vida à figura do Batman em hospitais que realizam tratamento de crianças com câncer, levando mensagens de coragem, força e motivação. Ele é reconhecido como Batman do Brasil no mundo.

Segundo o empresário, a evolução e a melhora no quadro dos pequenos pacientes foram comprovadas por psicólogos e médicos das instituições que recebem as visitas.

“Trabalho com projeto social do Batman há 13 anos. Tenho o objetivo de trabalhar com pessoas com depressão e pensam em desistir ou já desistiram do tratamento. Compartilho algumas técnicas, como a própria ciência do Batman, que trabalha o medo, a dor e a raiva. Compartilho um propósito de vida com os pacientes e a partir disso, tento mostrar para eles o impulso necessário para atingir seus sonhos e objetivos para vencer a doença”, destacou Zanetta.

De acordo com a oncologista pediátrica Gláucia Perini Zouain-Figueiredo, os sinais do câncer na infância muitas vezes são imprecisos e os pais devem estar sempre alertas. “Se houver qualquer anormalidade, a criança ou o adolescente deve ser avaliado pelo médico. Vale lembrar que em uma primeira consulta pode não ser levantada a suspeita de câncer, já que se trata de doença pouco frequente, com sinais ou sintomas relacionados a doenças comuns na infância. Caso os sintomas persistam, a criança ou o adolescente deve retornar ao médico. Com o diagnóstico precoce, as chances de cura são maiores que 80%”, destaca a oncologista.

Ela alerta ainda que é importante lembrar que os sinais e sintomas costumam vir associados e são progressivos e o diagnóstico deve ser feito pelo médico. Existem diversas manifestações que se constituem em sinais e sintomas de alerta. Confira abaixo alguns deles e fique atento.

 Principais sinais e sintomas:

- Palidez progressiva;

- Sangramentos ou manchas roxas sem relação com traumas;

- Febre prolongada, sem causa definida;

- Vômitos e dores de cabeça persistentes, principalmente pela manhã.

- Alteração da marcha ou da visão ou diminuição da força em pernas ou braços

- Caroços em qualquer lugar do corpo;

- Ínguas que não resolvem;

- Dores no corpo que não passam e atrapalham as atividades das crianças;

- Brilho branco nos olhos quando a criança sai em fotografia com flash.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL