SAÚDE
Campanha de vacinação antirrábica começa sábado (20), no ES
Campanha se estenderá até 30 de setembro, e o dia “D” de mobilização em 03 de setembro.
Em 19/08/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A partir do próximo sábado (20) tem início no Espírito Santo, a vacinação antirrábica voltada aos animais de companhia (cães e gatos).
Quem tem animais de estimação, sabe bem que os pets necessitam de amor, carinho e cuidados essenciais para que possam ter uma vida com saúde e bem-estar, e entre esses cuidados está a atualização da vacinação antirrábica.
A partir deste sábado (20) tem início no Espírito Santo, a vacinação antirrábica voltada aos animais de companhia (cães e gatos).
A Campanha Antirrábica se estenderá até 30 de setembro, tendo o dia “D” de mobilização no próximo dia 03 de setembro, das 8h às 16h. Os locais de aplicação serão definidos pelas secretarias municipais de saúde.
Em 2021, o Estado chegou a vacinar pouco mais de 550 mil cães e gatos, e alcançou a cobertura vacinal canina de 80%. A expectativa para 2022 é a manutenção desta cobertura, podendo chegar a 600 mil animais vacinados, tendo em vista a importância da imunização dos pets, para a redução de casos de raiva.
No Espírito Santo, não há ocorrência de raiva em seres humanos há 17 anos, já em felinos e caninos, o último registro foi há 11 anos. O animal poderá ser vacinado desde que tenha no mínimo 90 dias de vida e esteja em boas condições de saúde.
Concomitante à vacinação, a Secretaria da Saúde (Sesa) tem orientado aos municípios também para a realização de ações efetivas para a prevenção do ressurgimento da raiva humana no território capixaba, como a promoção de ações educativas, além da identificação precoce e a utilização de medidas profiláticas em caso de exposição de risco.
A raiva pode se manifestar no animal e ter seus sintomas estendidos por até cinco dias. O resultado de óbito acontece em 100% dos casos. Os principais sintomas da raiva são: mudanças no comportamento do animal, salivação abundante, dificuldade para engolir, paralização dos membros inferiores, agressividade, medo e convulsão.
É importante que, ao notar quaisquer desses sintomas no pet, o responsável procure orientação médica veterinária ou unidades de zoonoses para o animal. (Com informações sa Sesa)
Leia também:
> Covid: Brasil registra 22.167 casos e 206 mortes em 24 horas
> Dia D de Multivacinação e Poliomielite neste sábado (20)
> Vila Velha: Dia D contra Polio e Multivacinação sábado (20)
> Linhares realiza Dia D de vacinação contra polio neste sábado
> Serra abre nesta quinta-feira (18) novas vagas de vacinação
> Serra: Dia D de vacinação contra Polio e Multivacinação
> Prefeitura de Guarapari lança o Projeto Saúde Presente
> Próximo sábado (20) é Dia D de Multivacinação em Cariacica
> Vitória: Dia D de vacinação contra Polio e Multivacinação
> Brasil fez cerca de 8.850 testes de varíola dos macacos
TAGS: CAMPANHA | VACINAÇÃO | ANTIRRÁBICA | DIA D | PETS | SESA