SAÚDE
Campanha do Hospital São Lucas arrecada 57 bolsas de sangue
Funcionários e colaboradores aproveitaram a oportunidade para doar o sangue pela 1ª vez.
Em 08/04/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Hospital Estadual de Urgência e Emergência São Lucas, em Vitória, realizou uma campanha de conscientização e doação de sangue.
Desde o início da pandemia da Covid-19, o Espírito Santo registra uma redução na doação de sangue. Pensando em uma forma de poder ajudar a quem precisa e tornar o debate sobre o tema um tópico de conversa entre funcionários, colaboradores, pacientes e acompanhantes, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência São Lucas, em Vitória, realizou uma campanha de conscientização e doação de sangue.
O auditório da unidade foi transformado em posto de coleta pelo Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito (Hemoes) e 83 voluntários foram atendidos, gerando 57 bolsas que poderão salvar até 230 vidas.
Foram três dias de doação, além disso, a unidade também realizou ação de conscientização com os estudantes dos cursos de Farmácia, Enfermagem e Técnico de Enfermagem de diferentes faculdades que fazem estágio no hospital. Eles decoraram as áreas comuns, explicaram a importância da doação de sangue e tiraram dúvidas de quem aguardava em uma das recepções ou acompanhava pacientes.
Muitos funcionários e colaboradores aproveitaram a oportunidade para doar sangue pela primeira vez. O segurança Márcio Barcelos e a auxiliar de serviços gerais Luciene Ferreira se surpreenderam com a rapidez do processo e estão animados a continuar doando regularmente nos próximos meses.
Quem já era doador teve a oportunidade de reafirmar o compromisso com a reposição dos estoques, dessa vez no local de trabalho, o que deixou o ato ainda mais especial.
Foi o caso da diretora geral do hospital, Cynthia Milanez, que se emocionou ao contar que novas ações estão em curso para reforçar a importância desse momento não somente para os pacientes do hospital, como para todos os capixabas, já que o Hemoes distribui hemocomponentes para todo o Estado.
Ajuda
O diretor técnico do hospital, o médico Alexandre Bittencourt, reforçou a importância da campanha também como uma forma de retribuir, já que o Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ é um dos três maiores consumidores de sangue do Estado, uma vez que é a referência do SAMU 192 e do Corpo de Bombeiros na Grande Vitória, além de também realizar cirurgias de grande porte em diversas especialidades como ortopedia, buco-maxilo-facial, vascular e neurocirurgia, o que exige um estoque de bolsas para uso imediato, caso necessário.
“Como grandes consumidores dos estoques do Estado é também nosso papel contribuir para que a população veja a importância do ato de doar. A campanha foi um momento importante de mobilização e uma forma de continuar o nosso plano de gestão humanizada, oferecendo sempre a melhor assistência ao paciente”, reforçou o médico.
De acordo com a diretora geral do Hemoes, Marcela Murad, a ação realizada pelo hospital se faz ainda mais importante por poder conscientizar as pessoas em se tornarem doadores de sangue regulares. “Todas as ações de conscientização são bem-vindas e a realizada pelo hospital poderá nos apoiar ainda mais futuramente, pois como muitos doaram pela primeira vez, a sementinha foi plantada e daqui a dois ou três meses estarão de volta para salvar mais vidas”.
Para doar sangue
Todas as principais informações para se tornar um doador de sangue estão disponibilizadas no site do Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia Marcos Daniel Santos, o Hemoes, clicando aqui https://hemoes.es.gov.br/. - (As informações são da Sesa)
Leia também:
> O Circuito Promoção da Saúde chega ao Parque Moscoso
> Sequenciamento indica maior presença da subvariante BA.2
> Sábado (9) vai ser de vacinação sem agendamento na Serra
> Serra: Cuidados com a saúde e muita diversão nessa sexta (8)
> Viana terá vacinação contra Covid- e Influenza neste sábado
> Serra abre agendamento para vacina da Covid e Influenza
> Covid e gripe: sábado tem mutirão de vacinação em Cariacica
> Saúde confirma 1º caso de subvariante da Ômicron no país
> Escola recebe vacinação, pesagem e oficina nesta quinta (7)
> Pipoca de micro-ondas pode causar Alzheimer, diz Estudo USP
TAGS: CAMPANHA | DOAÇÃO | SANGUE | HOSPITAL | SÃO LUCAS