SAÚDE
Campanha para acesso ao diagnóstico e tratamento do lipedema
Campanha nacional do Movimento Lipedema busca acesso ao diagnóstico e tratamento do lipedema.
Em 05/01/2026 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Designed by FREEPIK
A mobilização nacional desenvolvida pelo Movimento Lipedema convoca apoio popular para incluir o diagnóstico e o tratamento do lipedema nas políticas públicas de saúde e na cobertura dos planos de saúde.
O Movimento Lipedema, braço social do Instituto Lipedema Brasil, anuncia campanha de mobilização nacional para democratizar o acesso ao tratamento do lipedema no Brasil, uma condição crônica que afeta mais de 10 milhões de mulheres em todo o país. A ação contempla uma cartilha informativa e gratuita, disponível no site do movimentolipedema.org ou nas redes da @ongmovimentolipedema .
A iniciativa social convida a sociedade civil, profissionais de saúde, pacientes, familiares e formadores de opinião a assinar um abaixo-assinado digital que busca apoiar políticas públicas e ações estratégicas voltadas à inclusão do lipedema no treinamento de profissionais de saúde, na formação de códigos específicos de procedimentos (TUSS) e na incorporação do tratamento no rol de cobertura da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e, consequentemente, no Sistema Único de Saúde (SUS).
Além de promover conscientização ampliada e educação sobre a doença, a campanha pretende sensibilizar órgãos reguladores, gestores públicos e parlamentares a reconhecerem a necessidade de um modelo de atenção mais amplo e acessível, que contemple tanto terapias conservadoras quanto opções de tratamento cirúrgico quando clinicamente indicado. “Estamos militando fortemente para que o SUS e os convênios incorporem o tratamento cirúrgico principalmente para os níveis mais graves da doença”, comenta o diretor do Instituto Lipedema Brasil, Dr. Fábio Kamamoto.
Por que essa mobilização é urgente - Atualmente, o SUS e os planos de saúde no Brasil não garantem de forma abrangente o tratamento cirúrgico específico para lipedema, especialmente nos casos mais avançados, restringindo o acesso a procedimentos potencialmente fundamentais para a melhora dos sintomas. A assinatura do abaixo-assinado representa um sinal de apoio popular à causa, destacando a importância de políticas públicas que ampliem o acesso e qualifiquem o cuidado.
O que é o lipedema
- O lipedema é uma doença caracterizada pelo acúmulo desproporcional de gordura, principalmente em pernas e braços, acompanhada de dor, sensibilidade e impacto significativo na mobilidade e qualidade de vida. Apesar de ser uma condição médica reconhecida internacionalmente e estimada em afetar cerca de 10% da população mundial, ainda há grande desconhecimento, diagnóstico tardio e restrições no acesso a tratamentos adequados no Brasil. (Por Marina F. Camargo/Ascom/Instituto Lipedema Brasil)
Como assinar (passo a passo):
A assinatura é gratuita, por meio do LINK
Leia também:
> Médica orienta sobre cuidados para manter a saúde no verão
> Programa conclui formação de 109 mil agentes de saúde
> Veja dicas para se proteger da onda de calor extremo
> Saúde destina R$ 1 bilhão para santas casas e hospitais
> Férias: pais podem aproveitar para atualizar a vacinação
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET











