SAÚDE
Cariacica oferece terapias gratuitas como reiki e auriculoterapia
A Prefeitura de Cariacica oferece terapias gratuitas como reiki e auriculoterapia em UBS.
Em 23/01/2026 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Claudio Postay/Divulgação/Prefeitura de Cariacica
Além da rede de atenção básica, as práticas integrativas são ofertadas no Centro de Referência IST/Aids, no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi) e nos Prontos Atendimentos de Cariacica.
Cuidar da saúde em Cariacica vai muito além das consultas tradicionais. No Dia Internacional da Medicina Integrativa, comemorado nesta sexta-feira (23), a prefeitura destaca a oferta das Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS). Atualmente, 18 unidades de saúde do município oferecem tratamentos gratuitos como reiki, auriculoterapia, meditação e terapia floral, focados no bem-estar físico e mental.
Além da rede de atenção básica, as práticas integrativas são ofertadas no Centro de Referência IST/Aids, no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi) e nos Prontos Atendimentos de Cariacica. As atividades complementam os tratamentos tradicionais e são incorporadas tanto em consultas individuais quanto em ações de saúde e grupos estratégicos da rede municipal.
Como funciona o atendimento?
Mais de 40 profissionais habilitados atuam na aplicação das técnicas. Na UBS de Rio Marinho, por exemplo, o impacto já é sentido no dia a dia dos pacientes, que encontram nessas práticas um suporte para reduzir o estresse e tratar dores de forma complementar aos remédios.
De acordo com a Secretaria de Saúde, essas terapias seguem os princípios do SUS e tratam o paciente de forma integral, olhando não apenas para a doença, mas para o equilíbrio emocional.
E uma das pacientes de auriculoterapia é a Cremilda Chagas. Há pelo menos seis meses, ela faz o tratamento na Unidade Básica de Saúde de São Francisco.
"Quando eu faço diminui as dores no joelho, as crises de ansiedade. Tem me ajudado bastante”, afirmou.
Como participar?
Os moradores interessados em conhecer algum desses tratamentos devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Na unidade, as equipes de saúde podem orientar sobre as terapias oferecidas no local. (Semco/PMC)
Leia também:
> Serra convoca profissionais para reforçar atendimentos
> Vacinação sem agendamento acontece sábado no Boulevard
> Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite
> Obesidade é doença complexa, não fracasso pessoal, diz médico
> Anvisa recolhe lote de chocolate por problema na embalagem
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET










