SAÚDE
Cariacica terá vacinação contra a meningite neste sábado (16)
Semus realiza neste sábado Dia D de vacinação no município em unidades básicas de saúde
Em 14/10/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A campanha é para crianças menores de 11 anos (10 anos, 11 meses e 29 dias) que ainda não receberam a vacina meningocócica C conjugada.
Para enfrentar a meningite e aumentar a cobertura vacinal contra a doença, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realiza neste sábado (16) o Dia D de vacinação no município em 10 unidades básicas de saúde. No mesmo dia também haverá aplicação de todas as vacinas do cartão da criança.
A ação acontece das 8h30 às 16 horas nas UBS de Nova Canaã, Porto de Santana, Oriente, Santa Fé, Itaquari, Rio Marinho, Cariacica-Sede, Operário, Padre Gabriel e Santa Bárbara.
A campanha é para crianças menores de 11 anos (10 anos, 11 meses e 29 dias) que ainda não receberam a vacina meningocócica C conjugada.
“Sábado é o Dia D de vacinação contra a meningite, mas a campanha segue até dezembro deste ano em todas as unidades básicas de saúde do município. A campanha é para incentivar os pais que não vacinaram seus filhos na época adequada a levarem as crianças para atualizar o cartão de vacinação”, ressalta Roberta Goltara, secretária de Saúde de Cariacica.
Segundo o Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis do Espírito Santo o Estado apresenta cobertura de 76,03% até o momento, sendo a meta preconizada pelo Ministério da Saúde de 95%. Em 2020, a cobertura vacinal da meningocócica C conjugada foi de 84,34%.
A vacina protege contra a bactéria meningococo C, que causa quadros graves como a meningite (inflamação nas membranas que revestem o sistema nervoso central) e a meningococemia (infecção generalizada pelo meningococo).
Multivacinação
Outra ação do Dia D será a atualização do cartão de vacinação das crianças. Na ocasião, todas as vacinas serão oferecidas nas 10 unidades que estão na programação.
"É muito importante que os pais levem as crianças para esta atualização do cartão de vacinação. As vacinas protegem as crianças contra diversas doenças e são uma medida fundamental para prevenção de epidemias e do surgimento de surtos de doenças já controladas ou erradicadas, como poliomielite e sarampo", explica Roberta Goltara.
As vacinas que serão oferecidas protegem contra as seguintes doenças: tuberculose, hepatite, rotavírus, meningite, difteria, tétano, coqueluche, catapora, HPV, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, poliomielite e influenza.
Leia também:
> Pessoas acima de 18 anos podem se vacinar sem agendamento
> Retomada da atividade física requer atenção para evitar lesões
> UBS de Linhares terão atendimentos especiais às mulheres
> Vila Velha vacina sem agendamento nesta quinta, sexta e sábado
> Nutricionista ensina técnicas para emagrecer rápido e saudável
> Covid: Vitória abre mais vagas para vacinar adolescentes
> Síndrome de Havana é detectada na embaixada dos EUA na Colômbia
> Medicamento da AstraZeneca reduz mortes e casos de covid-19
> Guarapari registra baixa procura por vacinação contra COVID-19
> Pesquisa revela piora no estilo de vida do brasileiro na pandemia
TAGS: VACINA | MENINGITE | CRIANÇAS | CARIACICA | DIA D