SAÚDE

Carnaval 2026: Saúde de Vitória orienta sobre cuidados

Entre músicas, fantasias e diversão, é preciso estar atento aos cuidados para curtir a folia.

Em 12/02/2026 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Jansen Lube/Divulgação/Prefeitura de Vitória

Neste período do ano, as temperaturas se elevam e a falta de cuidados pode gerar consequências como a desidratação e a falta de nutrientes, causada por uma alimentação inadequada.

Após o primeiro final de semana marcado pela emoção e pela energia do Carnaval no Sambão do Povo, os blocos de rua entram cena em Vitória! Entre músicas, fantasias e muita diversão, é preciso estar atento aos cuidados necessários para curtir a folia com segurança, responsabilidade e saúde.

Um dos tópicos mais importantes é o cuidado com o calor. Neste período do ano, as temperaturas se elevam e a falta de cuidados pode gerar consequências como a desidratação e a falta de nutrientes, causada por uma alimentação inadequada. Além disso, a exposição excessiva ao sol pode tornar a pele mais vulnerável ao ressecamento, às queimaduras, à vermelhidão e até mesmo ao câncer de pele. Com isso, os profissionais de saúde orientam sobre alguns cuidados: 

- Aumente o consumo de água ou de sucos naturais;
- Evite bebidas alcoólicas e bebidas com alto teor de açúcar;
- Se alimente bem! Prefira comidas leves como frutas, legumes e verduras. Evite alimentos ultraprocessados e industrializados;
- Evite a exposição direta ao sol, em especial, das 10h às 16h;
- Utilize protetor solar repelentes, chapéus e óculos escuros;
- Higienize as mãos frequentemente com álcool em gel ou com água e sabão.

A secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, destacou a importância de um carnaval seguro, com foco também na saúde.

"Os serviços de saúde de Vitória estarão disponíveis para ajudar os moradores da capital a se cuidarem enquanto aproveitam o feriado. Nosso objetivo é garantir que as pessoas possam curtir os blocos de Carnaval com alegria e também com autocuidado. O Carnaval é um momento de celebração, e cuidar da saúde é a melhor forma de aproveitar essa festa com segurança."

Prevenção e testagem rápida

Outro tópico importante é a conscientização e a prevenção da saúde sexual da população. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde, estará presente, durante os blocos, com um stand da saúde no Centro de Vitória. As equipes estarão posicionadas realizando:

- Orientações sobre as formas de prevenção;
- Testagens rápidas para HIV e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs);
- Distribuição de preservativos;
- Avaliações para o uso da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e da PEP (Profilaxia Pós-Exposição).

Um dos destaques da campanha deste ano é a disseminação de informações sobre a PrEP. Disponível gratuitamente pelo SUS, a estratégia consiste no uso de medicamentos que reduzem o risco de infecção pelo HIV antes da exposição ao vírus. A oferta segue protocolos rigorosos do Ministério da Saúde e é indicada para pessoas que apresentam maior risco de exposição. A PreP é um método seguro e moderno para reduzir o índice de novas infecções.

"Para curtir o Carnaval de Vitória com a energia lá em cima e com segurança, o folião precisa ser o principal parceiro da sua própria saúde. O nosso objetivo é a prevenção! Quem se antecipa e se cuida, garante o pique para brincar o carnaval inteiro sem sustos", ressalta o gerente de Atenção em Saúde, Flávio Thomaz.

Atendimento

Vitória também conta com diversos serviços de saúde que estão à disposição da população durante esse período carnavalesco. Em caso de mal-estar, febre, vômitos ou diarreia, procure atendimento médico através dos nossos dois Prontos Atendimentos (Praia do Suá e São Pedro) ou uma das seis Unidades de Saúde com possuem horário ampliado aos fins de semana e feriados (Maria Ortiz, Praia do Suá, Conquista, Maruípe, Jardim Camburi e Santo Antônio). (Secom/PMV)

Leia também:

Ação de saúde leva atendimentos e prevenção em Vila Velha
Começa vacinação de profissionais de saúde contra dengue
MEC revoga edital para criação de cursos particulares de medicina
Aracruz se prepara para oferecer implante contraceptivo 
Linhares inicia aplicação de medicamento Nirsevimabe

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET