SAÚDE
Carreta de prevenção à hanseníase estaciona em Linhares
Carreta de prevenção à hanseníase estaciona em Linhares na próxima segunda-feira (06).
Em 03/05/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A abertura do projeto, será na segunda, dia 06, no Auditório da UAB, com um treinamento para profissionais de saúde de Linhares e mais 14 municípios participantes.
Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows
Entre os dias 06 e 10 de maio o “Projeto Roda-Hans: carreta da saúde- hanseníase, estará em Linhares. O objetivo é diagnosticar precocemente novos casos da doença e capacitar profissionais da rede de saúde para a identificação e tratamento da hanseníase.
>> "Feliz em salvar a vida dele”, diz doadora de rim para o marido
A abertura do projeto, será na segunda, dia 06, no Auditório da UAB, com um treinamento para profissionais de saúde de Linhares e mais 14 municípios participantes.
A partir de terça-feira (07), a carreta, composta por cinco consultórios e um laboratório ficará estacionada na Praça 22 de Agosto onde serão feitos os atendimentos.
“Essa ação é muito importante por dois motivos: O primeiro consiste na identificação de novos casos e o encaminhamento para um tratamento adequado, evitando assim a transmissão da doença e o surgimento das incapacidades decorrentes da doença. O segundo refere-se a capacitação dos profissionais de saúde, principalmente da atenção primária, que normalmente fazem a identificação desses pacientes. Essa capacitação vai permitir a oferta de um tratamento mais qualificado aos nossos usuários. É uma ação de extrema relevância para nosso município, haja vista que somente três municípios do Estado foram selecionados para sediarem esse projeto”, destaca a Diretora do Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (Naps), Kessy Bonicenha Brunetti.
A ação é idealizada pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com a multinacional Novartis Brasil, com apoio da Secretaria da Saúde (Sesa), dos municípios contemplados e da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
A doença
A hanseníase é uma doença crônica e infecciosa que evolui de forma lenta e quieta. Ela ataca os nervos das extremidades do corpo, produzindo lesões na pele, principalmente em braços e pernas, mas, pode ser tratada e curada.
“A hanseníase pode provocar incapacidades permanentes nas pessoas e é acompanhada de um grande estigma social. Por isso, é imprescindível que os casos sejam identificados de forma precoce e o tratamento realizado de forma segura e completa”, destacou a referência técnica da Secretaria da Saúde, coordenadora do Programa Estadual de Controle da Hanseníase, Dijoce Prates Bezerra.
A hanseníase tem cura e o tratamento está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde. (Por Rosimere Ronquette-Ascom/PML)
Leia também:
> Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
> "Feliz em salvar a vida dele”, diz doadora de rim para o marido
> Cariacica recebe 20 novos médicos e amplia oferta de consultas
> Serra abre agendamento para vacinação nesta quinta (2)
> Gripe: Vitória abre agendamento para população geral
> Gosto ruim na boca, um sintoma típico de sinusite, diz médico
> Vacinação contra gripe é ampliada para acima de 6 meses
> Feriado do dia do trabalhador com vacinação na Serra
> Nova Venécia realiza campanha da vacinação contra Dengue
> Aracruz registra queda no número de casos de dengue
> São Cristóvão recebe Mutirão contra Dengue nesta terça (30)
TAGS: CARRETA | PREVENÇÃO | HANSENÍASE | LINHARES | AÇÃO