SAÚDE

Carreta de prevenção à hanseníase estaciona em Linhares

Carreta de prevenção à hanseníase estaciona em Linhares na próxima segunda-feira (06).

Em 03/05/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Ascom/PML

A abertura do projeto, será na segunda, dia 06, no Auditório da UAB, com um treinamento para profissionais de saúde de Linhares e mais 14 municípios participantes.


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

Entre os dias 06 e 10 de maio o “Projeto Roda-Hans: carreta da saúde- hanseníase, estará em Linhares. O objetivo é diagnosticar precocemente novos casos da doença e capacitar profissionais da rede de saúde para a identificação e tratamento da hanseníase.

>> "Feliz em salvar a vida dele”, diz doadora de rim para o marido

A abertura do projeto, será na segunda, dia 06, no Auditório da UAB, com um treinamento para profissionais de saúde de Linhares e mais 14 municípios participantes.

A partir de terça-feira (07), a carreta, composta por cinco consultórios e um laboratório ficará estacionada na Praça 22 de Agosto onde serão feitos os atendimentos.

“Essa ação é muito importante por dois motivos: O primeiro consiste na identificação de novos casos e o encaminhamento para um tratamento adequado, evitando assim a transmissão da doença e o surgimento das incapacidades decorrentes da doença. O segundo refere-se a capacitação dos profissionais de saúde, principalmente da atenção primária, que normalmente fazem a identificação desses pacientes. Essa capacitação vai permitir a oferta de um tratamento mais qualificado aos nossos usuários. É uma ação de extrema relevância para nosso município, haja vista que somente três municípios do Estado foram selecionados para sediarem esse projeto”, destaca a Diretora do Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (Naps), Kessy Bonicenha Brunetti.

A ação é idealizada pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com a multinacional Novartis Brasil, com apoio da Secretaria da Saúde (Sesa), dos municípios contemplados e da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A doença

A hanseníase é uma doença crônica e infecciosa que evolui de forma lenta e quieta. Ela ataca os nervos das extremidades do corpo, produzindo lesões na pele, principalmente em braços e pernas, mas, pode ser tratada e curada.

“A hanseníase pode provocar incapacidades permanentes nas pessoas e é acompanhada de um grande estigma social. Por isso, é imprescindível que os casos sejam identificados de forma precoce e o tratamento realizado de forma segura e completa”, destacou a referência técnica da Secretaria da Saúde, coordenadora do Programa Estadual de Controle da Hanseníase, Dijoce Prates Bezerra.

A hanseníase tem cura e o tratamento está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde. (Por Rosimere Ronquette-Ascom/PML)

Leia também:

Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
"Feliz em salvar a vida dele”, diz doadora de rim para o marido
Cariacica recebe 20 novos médicos e amplia oferta de consultas
Serra abre agendamento para vacinação nesta quinta (2)
Gripe: Vitória abre agendamento para população geral
Gosto ruim na boca, um sintoma típico de sinusite, diz médico
Vacinação contra gripe é ampliada para acima de 6 meses
Feriado do dia do trabalhador com vacinação na Serra
Nova Venécia realiza campanha da vacinação contra Dengue
Aracruz registra queda no número de casos de dengue
São Cristóvão recebe Mutirão contra Dengue nesta terça (30)

TAGS:
CARRETA | PREVENÇÃO | HANSENÍASE | LINHARES | AÇÃO